Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE CONTABILIDADE NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

contabilidade
Formação
Administradores

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - VICTOR HUGO PEREIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - FACE
2 - Carla Cândida de Lima
-
3 - ANA CAROLINA VASCONCELOS COLARES
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - São Gabriel
4 - JOÃO PAULO DE ASSIS VALADARES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Faculdade de Ciências Econômicas
5 - José Roberto de Souza Francisco
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Departamento de Ciências Contábeis e Controladoria & Finanças

Reumo

A educação é o suporte essencial para a formação de um cidadão, pois fornece habilidades para utilizar o conhecimento. O perfil desejado do formando em administração deve garantir capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento. A formação do profissional em nível superior é um dos desafios centrais para a categoria profissional dos administradores, especialmente em razão da necessidade de uma legitimidade como profissão e a integração de uma formação sistemática com foco teórico e prático.
Este estudo tem como problema de pesquisa a seguinte indagação: Qual a importância das disciplinas de contabilidade na formação de administradores na percepção dos discentes em administração?. Objetiva-se portanto analisar a visão dos discentes em Administração quanto à importância das disciplinas de contabilidade na formação de administradores.
A prática da administração requer de seu ator mais que o simples uso de instrumentos de controle, coordenação, direção e planejamento, conforme exortados no século XX. Todos os cursos de Bacharelado em Administração possuem disciplinas contábeis, as quais são ensinadas aos futuros profissionais devido à forte presença da Contabilidade nas atividades organizacionais, em especial na área financeira.
Quanto aos objetivos pretendidos, esta pesquisa se classifica como descritiva e bibliográfica. No que tange aos procedimentos técnicos, o presente estudo utilizou-se da técnica de survey entre os discentes afim de encontrar a importância das disciplinas de contabilidade na formação de administradores. A amostra da pesquisa foi constituída por 146 discentes do curso de Administração de uma universidade privada localizada na Cidade de Belo Horizonte no Estado de Minas Gerais e foram aplicados questionários semi-estruturados.
Pelos resultados encontrados, percebe-se que 63,01% dos discentes não encontraram dificuldades em cursar as disciplinas de contabilidade, e dos entrevistados apenas 8,90% já foi reprovado em alguma disciplina de contabilidade. Quanto ao entendimento das demonstrações contábeis e dos conteúdos básicos, 88,35% dos discentes responderam que tem entendimento de Débito e Crédito, 86,98% afirmam que possuem entendimento do Balanço Patrimonial, 85,62% da Demonstração do Resultado do Exercício e 80,82% consegue desenvolver lançamentos contábeis simples.
Pelos resultados obtidos, os objetivos da pesquisa foram adequadamente alcançados, verificando-se, em síntese, que a maioria dos discentes considera importante as disciplinas de contabilidade em sua grade curricular, e em sua maioria tiveram pelo menos duas disciplinas de contabilidade, o que consideram pouco devido a importância do assunto na profissão do administrador. Muitos dos discentes acreditam que uma segunda graduação em Ciências Contábeis complementaria seus estudos, visto que os papeis do contador e administrador são essenciais na gestão empresarial.
BAUMAN, Z; MAY, T. Aprendendo a pensar com a Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral da administração. v. 32, p. 12-18, 2014 CRISPIM, Gilberto; MIRANDA, Luis Carlos. O ensino da contabilidade no curso de administração de empresa: a percepção do corpo discente das disciplinas de contabilidade na sua formação acadêmica. ASAA-Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 5, n. 1, p. 131-155, 2013. HENDRIKSEN, Eldon S., VAN BREDA, Michel F. Teoria da contabilidade.5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.