Resumo

Título do Artigo

Cheguei! Agora é Minha Vez! A Relação entre Materialismo e Satisfação com a Vida Moderada por Atitude Frente ao Dinheiro: Um Estudo com Adolescentes
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Materialismo
Atitude frente ao dinheiro
Satisfação com a vida

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Mercado Infantil e Idoso

Autores

Nome
1 - Veronica Peñaloza
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - CESA
2 - Wendel Carlos Carvalho Melo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Programa de Pós-Graduação em Administração - Itaperi
3 - Natália Lopes Mesquita Assunção
-
4 - Lia Chagas de Lima
-

Reumo

A pesquisa buscou identificar a relação entre materialismo e satisfação com a vida moderada por atitude frente ao dinheiro em jovens de 14 a 16 anos. O texto revisa a literatura sobre consumo jovem. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa quantitativa que utilizou questionários para a coleta de dados, realizadas em estudantes de escolas públicas e particulares nos estados do Piauí e Ceará, perfazendo um total de 392 respondentes. Os dados foram tratados utilizando análise fatorial confirmatória e equações estruturais.
O problema de pesquisa apresenta-se com a seguinte indagação: Quais as relações entre materialismo e satisfação com a vida moderado por atitudes frente ao dinheiro em jovens de 14 a 16 anos?
O estudo é executado a partir das pesquisas de materialismo adolescente (YMS) de Goldberg el al. (2003), satisfação com a vida (SWLS) de Diener et al.(1985), e para atitude frente ao dinheiro de Luna-Aroucas; Tang (2004). Adicionalmente foram utilizados estudos complementares que auxiliam na relação entre as escalas.
A pesquisa caracteriza-se como quantitativa descritiva. Na coleta de dados foram utilizados questionários presencialmente. Os sujeitos foram escolhidos por acessibilidade e tendo como ponto em comum pertencerem aos estados do Piaui e Ceará. Ao todo foram coletados 392 questionários. Para análise dos dados foram utilizadas as técnicas análises fatoriais confirmatórias e equações estruturais.
Verificou-se que há relação entre materialismo e satisfação com a vida, Materialismo e Felicidade Frente ao Dinheiro e Felicidade ao Dinheiro impacta negativamente a satisfação com a vida do adolescente. As relações entre os construtos propostos no presente estudo demonstrou-se efetiva
Da mesma forma que a valorização do dinheiro por parte do adolescente traz menor satisfação com a vida, este ponto serve de reflexão quanto ao que deve ser considerado importante na vida do jovem, uma vez que no médio e longo prazo, pode provocar desordens no que se refere à relação entre a forma de relacionar-se, consumir e perceber a vida. Evidencia-se que ações promocionais que estimulem o consumo em jovens materialistas tendem a ter resultados positivos em detrimento à percepção de satisfação com a vida.
ANDERSON, J. C.; GERBING, D. W. Structural equation modeling in practice: a review and recommended two-step approach. Psychological Bulletin, v. 103, p. 411-23, 1988. ARBUCKLE, J. L. AMOSTM User’s Guide, Chicago: SPSS, 2009.