Resumo

Título do Artigo

Sustentabilidade do Varejo na Amazônia: Estudo de Caso na Capital do Amapá
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Tripé da sustentabilidade: social, ambiental e eco
Gestão empresarial
Gestão sustentável no varejo

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - SHEILA TRICIA GUEDES PASTANA
UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP) - Roberto Freire
2 - Domingos Fernandes Campos
UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP) - Roberto Freire
3 - Antonio Sergio Monteiro Filocreão
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP) - Marco Zero

Reumo

Os termos sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, responsabilidade social e ambiental empresarial e sustentabilidade empresarial, hodiernamente se fazem presentes no Brasil e demais países em razão da tendência e urgência de fazer algo significativo pelo meio ambiente e sociedade. Porém, a maior parte do que se propaga nos meios de comunicação como sustentável geralmente não o é. Ainda estamos longe da sustentabilidade ideal, mas conscientes de que ela deva ser definida globalmente, para um sistema econômico-social-ecológico completo, Elkington (2012).
Vislumbrando analisar a adoção de práticas que apoiem os gestores na condução dos negócios, o presente estudo buscou respostas ao seguinte problema de pesquisa: As empresas de grande porte do varejo de Macapá buscam na gestão de seus empreendimentos alcançar seus objetivos atendendo equilibradamente os critérios do tripé da sustentabilidade? Com o objetivo de analisar a gestão das grandes empresas do varejo de Macapá à luz do tripé da sustentabilidade.
Tripé da Sustentabilidade Refinando a definição anteriormente apresentada, a sustentabilidade está fundamentada em três dimensões que são: social, ambiental e econômica; que consistem no tripé da sustentabilidade. Alicerçados nos pilares: pessoas, planeta e lucro.
Quanto aos procedimentos metodológicos, a tipologia adotada foi de pesquisa exploratório e descritiva, de natureza aplicada, onde o método de abordagem do problema foi o qualitativo e quantitativo. A estratégia de pesquisa utilizada para o atendimento dos objetivos do trabalho foi a abordagem de estudo de caso, com análise de casos múltiplos. A princípio, foi realizada a pesquisa bibliográfica, coleta de dados com base em fontes secundárias, e no segundo momento a realização de entrevistas semiestruturadas com os Sócios-Diretores, funcionários e clientes.
Almejando um melhor entendimento acerca do tripé da sustentabilidade nas empresas estudadas, os dados foram categorizados e analisados em três dimensões: econômica, social e ambiental. Assim, após análise das percepções, evidências e relevância das ações desenvolvidas nas empresas pesquisadas, concluiu-se que não há uma gestão pautada no equilíbrio do tripé da sustentabilidade. Mas há ações estanques e a predisposição dos gestores em implementar projetos relevantes. É importante ressaltar que para a adequada operacionalização da sustentabilidade empresarial, as três dimensões.
conclui-se que não há uma gestão pautada no 14 equilíbrio do tripé da sustentabilidade. Cabe ressaltar que os empreendimentos são bem administrados e estão no mercado há décadas, fomentando a economia e o desenvolvimento regional. Destarte, os próprios gestores admitiram que priorizam primeiramente a dimensão econômica, depois a social e por último a ambiental. Os Dirigentes consideram importante desenvolver o equilíbrio do tripé da sustentabilidade, porém ainda não implementaram adequadamente, mas ratificaram os planos e desejo de fazê-lo.
Elkington, J. (1994). Towards the sustainable corporation: Win-win-win business strategies for sustainable development. California Management Review, v.36, n.2, p.90-100. Elkington, John. (2012). Sustentabilidade, canibais com garfo e faca Os três pilares da Sustentabilidade – TRIPLE BOTTOM LINE: Profit – Planet – People. – São Paulo - M.BOOKS. Elkington, John. (2014). Revista Exame. Guia Exame – Sustentabilidade. – Editora: Abril, nov/. Fernandes, Marcionila. (2003). em Contra-discurso do desenvolvimento sustentável / Organizado por Marcionila Fernandes e Lemuel Guerra. – Belém: Associação