Resumo

Título do Artigo

COMO A CRIATIVIDADE É ESTIMULADA NAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS: UM ESTUDO DE CASO
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Palavras Chave

Criatividade
Indústrias Criativas
Estudo de caso

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - Stéfani Paranhos de Oliveira
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
2 - Jane Aparecida Marques
EACH-USP - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo - EACH - Curso de Marketing

Reumo

As indústrias criativas são aquelas que têm a sua origem na criatividade individual, habilidade e talento, tendo o potencial de riqueza e criação de emprego por meio da geração e exploração da propriedade intelectual. A criatividade é fundamental para alcançar a excelência operacional e em produtos e é chave para a vantagem competitiva, o que vem motivando estudos sobre a dimensão da criatividade no contexto organizacional e evidenciando a necessidade de aprofundamento sobre os fatores que favorecem e desencorajam a criatividade no ambiente empresarial.
Diante da importância da criatividade para as organizações, somada à relevância das indústrias criativas para a economia das nações, e do ponto de vista acadêmico a necessidade de novos estudos, pretende-se responder ao seguinte problema de pesquisa: como uma organização do setor de tecnologia da informação e comunicação, com ênfase na educação, promove a criatividade em seu ambiente de trabalho? Para responder a esse problema, tem-se como objetivo entender como uma empresa pertencente a um dos segmentos das indústrias criativas pode promover a criatividade em seu ambiente de trabalho.
Aborda-se a origem e as principais características das indústrias criativas, empreendimentos que monetizam ideias criativas gerada pelos indivíduos em uma nova economia do conhecimento, nas quais o consumidor interage por meio das novas tecnologias de mídia (TICs). Diferentes autores são citados para tratar de criatividade nas organizações e o ambiente de trabalho criativo. Adotou-se a Teoria Componencial da Criatividade e Inovação nas Organizações e dimensões favoráveis à criatividade, em especial as que compõem a ferramenta KEYS de avaliação do clima organizacional (AMABILE, 1997).
O artigo tem caráter exploratório e está fundamentado em pesquisas teórica e empírica com estudo de caso único com a Empresa Alpha (nome fictício), pertencente às indústrias criativas, no segmento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), conforme conceituação da FIRJAN (2016). Adotaram-se os métodos de observação não participante, na qual o pesquisador não pode manipular ou exercer o controle sobre os eventos e comportamentos (YIN, 2010); e de pesquisa qualitativa, com a adoção da técnica de entrevistas em profundidade com os sócios e dois colaboradores da empresa.
Os principais temas que emergiram foram agrupados em quatro grandes grupos: pessoas, liderança (gestores), espaço físico e práticas de gestão. Em pessoas estão reunidos os assuntos sobre os colaboradores, especialmente características pessoais e profissionais. Em liderança estão as abordagens relativas às qualidades e atitudes dos gestores. Já em espaço físico estão os assuntos pertinentes aos recursos de infraestrutura existentes e a localização do escritório. E em práticas de gestão estão os temas sobre como a Empresa Alpha se organiza, lida com os processos e com os seus funcionários.
Observou-se que muitos dos fatores que são favoráveis à criatividade, segundo os teóricos, estão presentes na Empresa Alpha, que foram categorizados em: “pessoas”, “liderança”, “espaço físico” e “práticas de gestão”. Elaborou-se um modelo experimental (Figura 1) em uma tentativa de explicitar como a criatividade é estimulada na Empresa Alpha, considerando que os elementos do ambiente social da empresa podem impactar na criatividade individual e da equipe como um todo e, como reação em cadeia, gerar valor e diferenciais ao mercado por meio do oferecimento de serviços inovadores.
AMABILE, T. M.; CONTI, R.; COON, H.; LAZENBY, J.; HERRON, M. Assessing the work environment for creativity. Academy of Management Journal, v. 39, p. 1154-1184, 1996. AMABILE, T. M. Motivating creativity in organizations: on doing what you Love and loving what you do. California Management Review, v.40, n.1, p. 39-58, 1997. HARGREAVES, I.; HARTLEY, J. The Creative Citizen Unbound: how social media DIY culture contribute to democracy, communities and the creative economy. Bristol, GB: Policy Press, 2016. HARTLEY, J. Creative Industries. London: Blackwell Publishing, 2005.