Resumo

Título do Artigo

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL APLICADO A UMA EMPRESA DO TERCEIRO SETOR
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Palavras Chave

Diagnóstico organizacional
Administração
Terceiro Setor

Área

Artigos Tecnológicos

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - Ricelfe Prestes Maia
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ - UNICESUMAR (UNICESUMAR) - Maringá
2 - Djeine Cristina Schiavon Maia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Maringá
3 - Taiane Ritta Coelho
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - SP

Reumo

O Brasil vive uma das maiores crises político-econômicas de sua história. Muitas empresas estão passando por dificuldades e para sobreviver no mercado muitas delas estão em busca de reestruturação. A instituição analisada passa por estes desafios. A urgência de uma intervenção técnica levou à realização do presente trabalho, com o apoio do presidente da organização. A instituição analisada é constituída como Associação desde 1992 e conta com três projetos sociais, dois de cunho cultural e formação religiosa e um assistencial.
Dentro desse contexto, questiona-se: O que pode ser melhorado na organização estudada? Quais benefícios poderão ser obtidos caso as propostas sejam implantadas? Qual a prioridade na aplicação das propostas de mudanças? Para obtenção dessas e outras respostas o presente artigo tem como objetivos: 1. Fazer um Diagnóstico Organizacional aplicado a uma empresa do terceiro setor; 2. Identificar possíveis falhas de processos administrativos e financeiros; 3. Propor melhorias e aplicar técnicas que possam indicar as reais prioridades da aplicação prática.
Para Silva (2008) de um modo geral, o DO pode ser desenvolvido em três etapas: diagnóstico, intervenção e acompanhamento. O diagnóstico é aplicado mediante a redução da resistência à mudança ajudando as pessoas no entendimento do processo, buscando a estratégia do diagnóstico sob o enfoque de um todo da organização e interpretação dos dados consolidando o modo de intervenção. Já a intervenção é uma tentativa de correção de uma deficiência da organização identificada na fase de diagnóstico. O acompanhamento nada mais é que a avaliação do impacto das mudanças aplicadas e sua manutenção.
Foi realizado um levantamento com aplicação de técnicas de Diagnóstico Organizacional por meio de um roteiro de entrevista, desenvolvido especificamente para a empresa estudada, que foi respondido pelo assistente administrativo da instituição e pode evidenciar os problemas da organização. Após o levantamento dos dados, foi realizada a compilação dos dados em uma adaptação do relatório técnico de disfunções (RTD) de Carreira (2009). A partir deste relatório, priorizou-se os problemas por meio da Matriz GUT.
A análise dos dados no formato RTD, possibilitou mapear os problemas, realizar um diagnóstico de causa e propor possíveis soluções de melhorias. Foram elencadas 13 melhorias para a empresa estudada, sendo elas das áreas de finanças, gestão da qualidade, marketing, gestão de pessoas, dentre outras. A utilização da ferramenta de priorização Matriz GUT proporcionou a classificação de problemas na Associação segundo a prioridade de resolução, sendo que a contratação de um gestor administrativo/financeiro é a mudança mais importante no panorama atual da Associação.
Com o presente estudo foi possível conhecer a realidade de uma empresa do Terceiro Setor e entender seus principais objetivos, formas de atuação, aspectos operacionais e estratégicos.Por meio do Diagnóstico Organizacional, foi possível identificar as possíveis falhas de processos administrativos e financeiros. A aplicação de técnicas de levantamento de dados e mapeamento de dados pelo Relatório Técnico de disfunções permitiu propor melhorias condizentes aos objetivos da empresa.Também foi aplicado a ferramenta Matriz GUT,colaborando com a identificação da priorização dos principais problemas.
BAGGIO, Adelar Francisco; LAMPERT, Amauri Luis. Planejamento organizacional. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. CARREIRA, Dorival. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Saraiva, 2009. CAVALCANTI, M.; RICO, E. M.; FARAH, O. E. Gestão social, estratégias e parcerias: redescobrindo a essência da administração brasileira de comunidades para o Terceiro Setor. São Paulo: Saraiva, 2006. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6.ed. São Paulo: Campus, 2000. SILVA, Reinaldo O. da. Teorias da administração. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.