Resumo

Título do Artigo

Competências profissionais e educação corporativa em gestão de pessoas: uma visão integrada
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Palavras Chave

Gestão de pessoas
Competência profissional
Educação corporativa

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - ANTÔNIO DE PÁDUA ARAUJO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Programa de Pós Graduação em Administração PPGA-UECE

Reumo

Muitas empresas têm recorrido aos conceitos de competência e de educação corporativa como referencial para a gestão de RH. A abordagem de competência possibilita deslocar o foco do cargo para o indivíduo, criando-se uma cultura que estimule a iniciativa individual, a criatividade e a busca autônoma por resultados para a empresa e para as pessoas. A educação corporativa recoloca as ações de capacitação desenvolvidas pelo T&D em bases conceituais diferentes e foca o desenvolvimento das competências individuais, vinculando os programas educacionais às estratégias e aos resultados dos negócios.
Problema: Como ocorre a contribuição da educação corporativa para o desenvolvimento das competências individuais? Estariam as empresas aprimorando o desenvolvimento das competências por meio da educação corporativa? Objetivo: Investigar como ocorre a relação dinâmica entre o sistema de educação corporativa e o processo de desenvolvimento de competências profissionais, no espaço da empresa. Como são definidas as competências e quais as bases teóricas que sustentam esse processo? Como são estruturados os sistemas de educação corporativa e qual a sua dinâmica de funcionamento?
A base teórica apoiou-se nos conceitos relacionados à gestão de pessoas, a competências e à educação corporativa. Quanto à gestão de pessoas, exploraram-se os enfoques comportamental, estratégico e o baseado em competências. No que concerne a competências, discutiu-se a abordagem americana do CHA (variáveis de input) e a abordagem francesa de mobilização de recursos/agregação de valor (variáveis de output). Por último, a educação corporativa foi apresentada como uma nova dinâmica de aprendizagem.
A pesquisa qualitativa foi realizada junto ao Banco do Brasil, à Caixa Econômica e ao SERPRO. Os dados primários foram coletados por meio de 28 entrevistas realizadas com os principais gerentes corporativos responsáveis pelas áreas objeto do estudo. Foram coletados dados secundários mediante consulta a documentos internos disponibilizados. Foi submetido aos procedimentos de análise de conteúdo o conjunto de dados – primários e secundários – que constituiu o corpus da análise.
Os principais resultados da pesquisa estão associados: (i) à análise detalhada do modo como as empresas modelam seus sistemas de gestão de pessoas por competências, incluindo o mapeamento, a descrição e a avaliação das competências, bem como a utilização dos resultados da avaliação para suportar as decisões de RH; (ii) a discussão de como as empresas planejam e executam as ações educacionais orientadas para o desenvolvimento das competências profissionais de seus empregados.
Nas empresas pesquisadas, as abordagens de competências e educação corporativa estão imbricadas de tal forma, que uma atua sobre a outra numa relação de complementariedade. O processo de integração das duas abordagens foi complexo e elas levaram anos para fazê-lo. Foi identificado um conjunto de práticas que podem ser recomendadas para outras organizações. Ao final, sugeriu-se um modelo teórico para orientar o processo de apropriação das abordagens de educação e de competências por empresas que ainda não utilizam essas ferramentas. Esse modelo constitui a principal contribuição da pesquisa.
Castells (2002); Harvey (2007) Lacombe (2005); Storey (2001) Fischer (2002); Schuler & Jackson (1987) Wright & MacMahan (1992); Becker, Huselid & Ulrich (2001); Legge (1995); Lado & Wilson (1994); Wright, Dunford e Snell (2001); Dutra (2007); McLagan (1997) Parry (1996); Le Boterf (2003); Zarifian (2003); Fleury e Fleury (2004); Ruas (2005); Davis e Botkin (1994); Alperstedt (2001); Ready, Vicere & White, (1993); Vicere (1990); Meister (2005); Allen (2007); Eboli (2004).