Resumo

Título do Artigo

CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM E SEU PAPEL NA INOVAÇÃO E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: ESTUDO COM FABRICANTES DE PRODUTOS DE MATERIAL PLÁSTICO E PRODUTOS QUÍMICOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Capacidade de Aprendizagem Organizacional
Desempenho Inovador
Desempenho Organizacional

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Rubens de Oliveira D'Agostini
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - PPGAd - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Leandro Cerutti Junior
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - PPGA Programa de Pós Graduação em Administração
3 - Adriana Kroenke
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
4 - Giancarlo Gomes
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAd e Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC

Reumo

Diante de cenários industriais competitivos, temas como capacidade de aprendizagem e inovação e desempenho estão cada vez mais em voga. Pesquisadores vêm procurando compreender tais fenômenos e suas relações de influência dentro de ambientes organizacionais. O setor industrial de produtos de material plástico e produtos químicos é um segmento que passa por constantes transformações, a busca por alta performance é contínua e progressiva, desta maneira as informações como as apresentadas neste estudo, podem servir como fonte de auxilio para tomada de decisão de gestores do setor.
A relação entre os fatores que podem tornar uma organização sustentável é de extrema importância para a competitividade industrial, desta forma, qual a relação de influência entre os fatores capacidade de aprendizagem, desempenho inovador e desempenho organizacional? O objetivo deste artigo é analisar a influência entre capacidade de aprendizagem, desempenho inovador e desempenho organizacional em indústrias fabricantes de produtos de material plástico e produtos químicos nas regiões do vale do Itajaí e Norte e Nordeste do estado de Santa Catarina.
Para Chiva, Alegre e Lapiedra (2007), a capacidade de aprendizagem organizacional tem como predicados organizacionais e gerenciais fatores que promovem o processo de aprendizagem e permitem que uma organização aprenda. Aydin e Ceylan (2009) destacam que a capacidade de aprendizagem organizacional pode contribuir com o desempenho e crescimento da organização. Estudos como de Carmeli, Sheaffer e Halevi (2009) e Cabello-Medina, López-Cabrales e Valle-Cabrera (2011), indicam que o desempenho inovador em organizações tem influência positiva sobre o desempenho organizacional.
A pesquisa classifica-se como descritiva causal e abordagem quantitativa com corte transversal. Para analisar os dados foi utilizada a modelagem de equações estruturais, com a formulação de 3 hipóteses apresentadas. Para auxiliar no entendimento do tema utilizou-se três constructos pré-definidos, capacidade de aprendizagem organizacional, desempenho inovador e desempenho organizacional. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação direta pessoal e on-line do questionário (ferramenta Google Forms), a amostra constituiu-se de 68 organizações.
Ao analisar as três hipóteses apresentadas, as hipóteses H1 e H3 foram aceitas e a hipótese H2 foi rejeitada. Pode-se perceber que a capacidade de aprendizagem organizacional apresentou influência positiva direta com o desempenho inovador, este por sua vez apresenta influência positiva com desempenho organizacional. Os dados não apresentam influência direta entre capacidade de aprendizagem organizacional e desempenho organizacional. Os achados desta pesquisa parecem refletir que o desempenho inovador é mediador da relação entre capacidade de aprendizagem e desempenho organizacional.
Os fatores facilitadores do desempenho organizacional têm atraído a atenção de estudiosos e gestores organizacionais. Os resultados deste estudo oferecem informações que podem auxiliar a gestão das indústrias do segmento, evidenciando a necessidade de ter atenção à capacidade de aprendizagem organizacional e desempenho inovador, pois direta ou indiretamente esses fatores proporcionam um melhor desempenho organizacional, para alcançar um melhor desempenho um caminho precisa ser percorrido e este estudo apresenta fatores que se apresentam significativamente importantes para esse processo.
CHIVA, Ricardo; ALEGRE, Joaquin; LAPIEDRA, Rafael. Measuring organisational learning capability among the workforce. International Journal of Manpower, v. 28, n. 3/4, p. 224-242, 2007. GOH, Swee; RICHARDS, Gregory. Benchmarking the learning capability of organizations. European Management Journal, v. 15, n. 5, p. 575-583, 1997. CARMELI, Abraham; SHEAFFER, Zachary; YITZACK HALEVI, Meyrav. Does participatory decision-making in top management teams enhance decision effectiveness and firm performance?. Personnel review, v. 38, n. 6, p. 696-714, 2009.