Resumo

Título do Artigo

“DIGA-ME QUANTOS TE CITAM, E EU TE DIREI QUEM ÉS”: ESTUDO SOBRE AS CITAÇÕES NO ÂMBITO DA PESQUISA CONTÁBIL BRASILEIRA
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Palavras Chave

Citação
Periódicos científicos
Pesquisa científica

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Sandro Vieira Soares
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA
2 - Silvia Pereira de Castro Casa Nova
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia Administração e Contabilidade

Reumo

A quantidade de citações que um artigo recebe tem sido utilizada para mensurar a ressonância das pesquisas dentro da comunidade científica e até para mensurar a qualidade das pesquisas dos cientistas. No entanto, as causas que levam um artigo a ser citado vão desde a contribuição teórica, o rigor metodológico ou a inovação no desenvolvimento de novas técnicas de análise até a fama do pesquisador, o renome da instituição em que o pesquisador atua e a reputação que o periódico em que o artigo é veiculado tem perante a comunidade científica.
Existe uma perspectiva teórica que afirma que os motivos para que artigos sejam citados transitam entre dois polos chamados universalista e social-construtivista. Características como fama do autor e prestígio do periódico são classificados como social-construtivistas. Assim, levanta-se a seguinte questão: Quais fatores do polo social-construtivista influenciam o número de citações que um artigo sobre Contabilidade recebe no âmbito da pesquisa contábil brasileira? O objetivo é identificar fatores social-construtivistas que impactam as citações de um artigo em revistas brasileiras.
A literatura aponta que as principais características que influenciam a quantidade de citações de artigos indexados nas grandes bases de dados como ISI ou Scopus são a quantidade de autores por artigo, o gênero do primeiro autor e a participação de mulheres como autoras do artigo, a titulação acadêmica e a afiliação institucional do primeiro autor, o periódico, o tipo de edição, a idade do periódico, a posição do artigo dentro da edição, o número de termos no título e nas palavras-chave, a quantidade de páginas e de referências, a linha de pesquisa e o tipo da abordagem na análise dos dados.
O teste das hipóteses de pesquisa levantadas pela revisão da literatura utilizou a quantidade de citações de 2.540 artigos publicados em 36 revistas brasileiras de contabilidade ou controladoria entre 2007 e 2012. A coleta das citações se deu pela consulta manual com o nome de cada artigo no Google Acadêmico em abril de 2016. Após isso, as 16 variáveis relacionadas a cada artigo foram coletadas diretamente de cada arquivo em formato Portable Document Format (.pdf). A técnica estatística utilizada foi a regressão binomial negativa.
Na análise dos resultados, foram gerados 8 modelos e a qualidade dos modelos foi analisada usando o pseudo r² de McFadden. O melhor de todos os modelos foi aquele gerado com a inclusão de todas as variáveis (Modelo 1, pseudo r² de McFadden de 0,0677). Os demais modelos foram gerados da seguinte forma: 2. Sem a variável revista, 3. Sem a variável Idade da revista, 4. Sem a Idade da revista e Qualis, 5. Sem a Idade do Artigo, 6. Sem a USP como IES do primeiro autor, 7. Sem a RC&F como revista e 8. Sem a USP e sem a RC&F. Apenas 4 variáveis mostraram-se significativas em todos os modelos.
A afiliação institucional do primeiro autor mostrou-se significante em todos os modelos gerados sendo que os artigos com primeiro autor filiado a USP são mais citados que os demais. A revista em que o artigo foi publicado e a linha de pesquisa também foi significante. A única variável quantitativa que se mostrou significante em todos os modelos gerados foi o número de referências citadas: para cada referência extra, as citações dos artigos crescem aproximadamente 1%. Outras variáveis mostram-se significantes em apenas alguns modelos sendo suas hipóteses de pesquisa apenas parcialmente aceitas.
Fávero, L. P. (2015). Análise de dados – Modelos de Regressão com Excel, Stata e Spss. Rio de Janeiro: Elsevier. Judge, T. A., Cable, D. M., Colbert, A. E., & Rynes, S. L. (2007). What causes a management article to be cited—article, author, or journal?. Academy of Management Journal, 50(3), 491-506. Mingers, J., & Xu, F. (2010). The drivers of citations in management science journals. European Journal of Operational Research, 205(2), 422-430.