Resumo

Título do Artigo

CADEIAS DE SUPRIMENTOS SUSTENTÁVEIS: uma análise bibliométrica da produção científica
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sustentabilidade
Cadeias produtivas
Bibliometria

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Angélica da Silva Azevedo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras - MG
2 - Giulia Oliveira Angélico
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
3 - Eduardo Cesar Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
4 - Luiz Gonzaga de Castro Junior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

Nos últimos anos, a otimização das operações deixou de ser realizada em uma instalação ou organização específica e começou a abranger toda a cadeia de suprimentos (LINTON; KLASSEN; JAYARAMAN, 2007). Isso se dá pelo fato das pressões ambientais e sociais também repercutirem na cadeia das empresas. A sociedade tem observado que, além do produto final, a cadeia também necessita de monitoramento. Com isso, as organizações tornam-se responsáveis não apenas por suas ações, mas também pelo desempenho sustentável de seus fornecedores (SEURING et al., 2008).
Com a ampliação do conceito de desenvolvimento sustentável e a expansão de seus preceitos para toda a cadeia de suprimentos, surge um novo campo de estudos denominado como cadeias de suprimentos sustentáveis. Desse modo, o presente trabalho possui como objetivo caracterizar o campo de pesquisa sobre cadeias produtivas sustentáveis. Para tanto, será realizada uma análise bibliométrica no intuito de verificar as tendências, os principais autores, obras e discussões centrais.
Diante das pressões provenientes de diversos agentes, as empresas começaram a desenvolver abordagens para gerenciar questões ambientais, alterando assim as relações de parceria com fornecedores, empresas de transporte e logística, atenuando assim, riscos ambientais em toda a cadeia de suprimentos (ABDALA; BARBIERI, 2014). A cadeias de suprimentos sustentáveis pode ser definida como a gestão das matérias-primas e dos serviços prestados por fornecedores a fabricantes ou por prestadores de serviços aos consumidores, com foco nas melhorias sociais e nos impactos ambientais (NZBCSD, 2003).
Foi realizada uma análise bibliométrica das publicações disponíveis na base de dados Web of Science. Para a busca, foram utilizadas as expressões “sustainable supply chain*” ou “green supply chain*” no campo tópico. Foram selecionados artigos científicos, nos idiomas inglês e português, presentes nas categorias “Management”, “Operations Research Management Science”, “Environmental Sciences”, “Engineering Industrial”, “Engineering Manufacturing”, “Green Sustainable Science Technology”, “Engineering Environmental”, “Business” e “Environmental Studies”. O resultado final foi de 684 artigos.
Os resultados apontam o crescimento do campo de estudos sobre o tema, com uma intensificação a partir de 2007.Com o software CiteSpace foi possível criar redes dos países que publicaram sobre o tema, com destaque para EUA e China; identificar as categorias em que os artigos estão inseridos; identificar os autores mais citados e as palavras-chaves mais utilizadas. Também foram apresentados os principais periódicos em que os trabalhos foram publicados e os artigos mais citados, em conjunto com uma breve discussão de seus conteúdos.
A partir dos estudos conclui-se que se trata de um campo recente e em crescimento. As discussões estão presentes no âmbito global e os trabalhos buscam tanto consolidar o campo teórico, quanto analisar empiricamente e descrever as práticas de gestão e o desempenho dos atores envolvidos no processo. Os resultados também demonstram o desenvolvimento de um debate multidisciplinar no campo de estudos, que deixa de abranger apenas a administração e passa a inserir outras áreas.
ABDALA, E. C.; BARBIERI, J. C. Determinants of Sustainable Supply Chain : an Analysis of Mensuration Models of Pressures and Socio- Environmental Practices. Journal of Operations and Supply Chain Management, v. 7, n. 2, p. 110–123, 2014. BLEWITT, J. Understanding sustainable development. 2a ed. New York: Routledge, 2015. CARTER, C. R.; ROGERS, D. S. A framework of sustainable supply chain management: moving toward new theory. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, v. 38, n. 5, p. 360–387, 2008.