Resumo

Título do Artigo

PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ESTRUTURA DE GESTÃO EDUCACIONAL: uma análise da Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa (PR)
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Palavras Chave

Processo de Institucionalização
Lógica Institucional
Educação

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - RAFAEL JEFFERSON BORGES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - CESA
2 - Saulo Fabiano Amâncio Vieira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - CESA / Departamento de Administração
3 - Thais Accioly Baccaro
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - Cesa - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
4 - Ricardo Lebbos Favoreto
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Apucarana

Reumo

A educação forma indivíduos envolvendo-os em questões importantes da sociedade (inclusão e igualdade social) e fornece meios de subsistência e liberdade pessoal. A sustentabilidade social promove o alcance de um patamar razoável de homogeneidade social. Como se percebe, ambas estão relacionadas e direcionadas à igualdade social. O presente estudo visa compreender o processo de institucionalização da estrutura de gestão da Secretaria de Educação do Município de Ponta Grossa/PR. Conta com aporte teórico da Teoria Institucional, bem como as Lógicas Institucionais relacionadas à Educação.
Problema de pesquisa: como ocorreu o processo de institucionalização da estrutura de gestão da Secretaria de Educação do Município de Ponta Grossa/PR? Objetivo: compreender como se deu o processo de institucionalização da estrutura de gestão da Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa/PR.
TEORIA INSTITUCIONAL está relacionada à criação, adoção, adaptação e difusão de estruturas ao longo do tempo (SCOTT, 2005). PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO compreende a habitualização, a objetificação e a sedimentação (TOLBERT; ZUCKER, 1998). DESINSTITUCIONALIZAÇÃO é o desgaste ou interrupção de práticas ou atividades institucionalizadas (GOMES, LUFT; FREITAS, 2016). LÓGICA INSTITUCIONAL se constrói por meio de empreendedorismo institucional, sequência de eventos e mudança de estrutura além de outros aspectos (THORNTON; JONES; KURY, 2005; THORNTON; OCASIO, 2008; SILVA; FIGUEIREDO, 2016).
Abordagem qualitativa e descritiva, realizada via estudo de caso único. Unidade de análise Secretaria de Educação de Ponta Grossa/PR. Foram utilizados dados primários e secundários, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e individuais. Entrevistas foram gravadas e transcritas. As categorias e subcategorias analíticas foram criadas em torno da teoria de Tolbert e Zucker (1998). Fluxo de coleta e análise dos dados: análise documental preliminar; realização e transcrição das entrevistas; organização dos dados conforme categorias previamente definidas, análise e discussão dos dados.
Os resultados demonstram que a estrutura de gestão estudada alcançou a sedimentação em diferentes fases históricas. Revelou ainda que o contexto político e as demandas legais e sociais resultaram, ao longo do tempo, em mudanças na estrutura de gestão adotada. Verificou-se que cada Lógica Institucional remete a uma FASE, e que ambas passaram pelo processo completo da institucionalização (habitualização, objetificação, sedimentação) e se desinstitucionalizaram, na medida em que procedimentos adotados não correspondiam à realidade vivenciada.
A contribuição deste trabalho de forma teórica está nos aspectos analisados relacionados à Teoria Institucional ligados a área da Educação. Também auxiliou na construção do entendimento sobre as Lógicas Institucionais deste campo. Como contribuição prática tem-se a relevância deste estudo para outras instituições da área de educação municipal, que podem visualizar a experiência histórica da organização estudada. Para a sociedade Brasileira, será muito mais importante compartilhar e institucionalizar um modelo de estrutura de gestão que em suas ações promova sustentabilidade social.
LDB. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9.394, 20 de dezembro de 1996. SACHS, I. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2002. THORNTON, P. H.; OCASIO, W. Institutional Logics. In: GREENWOOD, R.; OLIVER, C.; SAHLIN, K.; SUDDABY, R. (Ed.) The SAGE handbook of Organizational Institutionalism. SAGE Publications, 2008. TOLBERT, P. S; ZUCKER, L. G. A institucionalização da Teoria Institucional. In: CLEGG, R.; HARDY, C. NORD, W. R.; CALDAS, M.; FACHIN, R. (Org.). Handbook de Estudos Organizacionais. v. 1. São Paulo: Atlas, 1998. p. 196-219.