Resumo

Título do Artigo

A APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E A METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS APLICADA À CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL
DESENVOLVIMENTO COMPETENCIAS
WORKSHOP

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Simone F. Moura Cabral
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - João Pessoa

Reumo

A realidade de sala de aula possibilita o professor visualizar o processo ensino-aprendizagem e como impacta no seu desenvolvimento. Com as metodologias ativas tenta-se visualizar o processo do aprender continuado. Partindo da premissa de que o aluno pode construir seu próprio saber e sua aprendizagem ao longo da vida. Ele é um ser ativo no processo, pois junto com o professor trocam experiências a partir do desabrochar de conhecimentos oriundos desta parceria, conhecimento-prática-realidade de cada um.
As inquietações são: como propiciar experiências ao aluno de Administração que ele se desenvolva enquanto proativo do seu processo de aprendizagem, levando a teoria de sala de aula para a prática no mercado de trabalho? O objetivo geral deste trabalho é integralizar conhecimento entre alunos-professores e alunos-alunos para desenvolver competências e aplicar a teoria na realidade do mercado por meio do projeto de workshop. Objetivos específicos: -realizar atividades individuais e em grupo; -desenvolver a partir da preparação e realização do workshop; -possibilitar momentos de auto superação.
Donato (2015) diz que aprendizagem modifica atitudes e comportamentos vitais. Para Kolb (1984) aprender é um processo contínuo e ascendente, impulsionado pela experiência de quatro modelos de aprendizagem: Experiência concreta; Observação reflexiva; Conceituação abstrata e Experiência ativa. Os métodos ativos e pedagógicos são centrados no aluno. A Metodologia para desenvolvimento de competências segue 7 passos: Contextualização e mobilização; Definição atividade aprendizagem; Organização atividade; Coordenação acompanhamento; Análise avaliação atividade; Outras referências; Síntese aplicação.
Trabalho de natureza qualitativa e exploratória, etapas das experiências vividas ao longo do workshop. O pesquisador foi adiante referenciando as falas e constatando se ouve evolução nas competências e se a aprendizagem aconteceu a partir da utilização de metodologias. O artigo é baseado nas vivências dos alunos junto com o professor na formação e elaboração das competências. Utilizou-se documentos em forma de relatos e fotografias. As fotos estão borradas evitando a identificação dos envolvidos e utilizou-se o Paint, programa do Office. Momentos registrados e verificados ao longo do processo.
A aprendizagem transforma a experiência no caráter objetivo como no subjetivo. O aluno pratica o Know how, Know why identificando os aspectos críticos a serem questionados, melhorados. O Projeto do ciclo de aprendizagem de Kolb (1984) faz presente as Experiências Concretas sendo trazidas para a sala a partir dos depoimentos. As Observações reflexivas acontecem durante os relatos, possibilitando-os se posicionar diante das situações. Verifica-se ao longo do cumprimento de cada etapa já referenciada a existência e o desdobramento da aprendizagem a partir da teoria de Kolb alinhada a de Kooler.
O mercado tem procurado profissionais alinhados, ou seja, pessoas que buscam qualificação e parceria com a realidade prática nas situações do cotidiano. O delineamento das competências são essenciais para serem traçadas e se chegue ao final com elas atingidas. A autora deste trabalho elaborou uma ferramenta para coleta de dados para repercussão do Workshop na vida pessoal e profissional de cada um. Nos relatos percebe-se o quanto é salutar para o desenvolvimento das pessoas, criar projetos que possa unir a teoria com a prática vivida no mercado, quantas competências podem ser desenvolvidas.
DONATO, C. M. (2015). Aprendizagem experiencial de gerentes de vendas. Trabalho de conclusão de curso de Administração de Empresas. UFPB. Disponível em: . Acesso em: 17/07/2017. ELLSTROM, P. E. (2010). Practice-based innovation: a learning perspective. Journal of Workplace learning. Vol. 22, n. 1/2, pp. 27-40. Disponível em: . Acesso em: 05/09/2014 KULLER, J. A.; RODRIGO, N. de F. (2014). Metodologia de desenvolvimento de competências. Senac Nacional: Rio de Janeiro, 216p