Resumo

Título do Artigo

Turismo de Base Comunitária: Tecendo considerações
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Turismo de base comunitária
frameworks do TBC
Abordagem crítica

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - Mariana Cavalcanti Falcao de Albuquerque
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Hotelaria e Turismo

Reumo

Um olhar mais atento aos estudos acadêmicos sobre o TBC aponta abordagens distintas no tocante à compreensão do mesmo, pois, se por um lado, ele é entendido e disseminado como uma estratégia necessária para a manutenção de comunidades em seus territórios, pois, favorece a dinamicidade econômica e empreendedorismo social, por outro, questiona-se em que sentido o TBC pode promover a autonomia comunitária de modo que as próprias comunidades sejam capazes de avaliar e promover uma atividade turística que, além de condizente com sua realidade, seja também desejada por elas.
é comum que alguns estudos sobre o TBC se dediquem mais em demonstrar resultados, benefícios, desafios e fatores que contribuem para a alta taxa de mortalidade das experiências de TBC (GOODWIN; SANTILLI, 2009; BURSZTYN, 2012; ZAPATA et al. 2011; MIELKE; PEGAS, 2013) do que em problematizar como o TBC pode ser usado como elemento de um discurso funcionalista que ao prescrever o passo a passo de uma metodologia, negligencia as reais estruturas de poder impostas às comunidades em seus territórios (BLACKSTOCK, 2005).Objetivo: promover uma discussão a partir de diferentes abordagens.
A revisão da literatura foi estruturada da seguinte forma: aspectos conceituais do TBC; As diferentes abordagens dos estudos sobre TBC; os frameworks do TBC; a abordagem descritiva do TBC; a abordagem crítica do TBC.
Ensaio teórico realizado a partir de uma revisão da literatura foram analisadas publicações, nacionais e internacionais, sobre o tema. Tal revisão permitiu identificar três abordagens distintas sobre o TBC.
Identificou-se três abordagens distintas sobre o TBC: os frameworks do TBC – estudos que se concentram na construção de modelos teóricos para explicar as diferentes relações das comunidades com a atividade turística de base comunitária; a abordagem descritiva concentra-se em descrever casos de TBC, bem como os principais desafios e benefícios que o TBC oferece às comunidades envolvidas; e a abordagem crítica do TBC – estudos que evidenciam a perspectiva funcionalista do TBC, entre outros que enfatizam a necessidade de pensar uma abordagem mais condizente com a realidade das comunidades.
os resultados deste artigo demonstram a necessidade de pensar o TBC, uma vez que o mesmo configura um fator estratégico nos discursos institucionais do turismo, à exemplo da OMT e MTur que entendem o TBC como uma estratégia de desenvolvimento sustentável do turismo.
BLACKSTOCK, K. A critical look at community based tourism. Community Development Journal. v. 40, n. 1, p. 39-49, 2005. BURSZTYN, I. Desatando um nó na rede: sobre um projeto de facilitação do comércio direto do turismo de base comunitária na Amazônia. Tese de doutorado, Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, 2012. CORIOLANO, L. N. (org.) Arranjos produtivos locais do turismo comunitário: atores e cenários em mudanças. Fortaleza: EDUECE, 2009. FABRINO, N. H. Turismo de Base Comunitária: Dos conceitos às práticas e das práticas aos conceitos. Dissertação de mestrado. UNB, 2013.