Resumo

Título do Artigo

O TRABALHO DOCENTE: Um estudo da psicodinâmica do trabalho em Colégio Estadual
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Psicodinâmica do Trabalho
Docentes
Instituição de Ensino

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Jair do Carmo Lima
INSTITUTO APHONSIANO DE ENSINO SUPERIOR (IAESUP) - Trindade
2 - Thayane Camila Martins Nunes
INSTITUTO APHONSIANO DE ENSINO SUPERIOR (IAESUP) - trindade-go
3 - Roseli Vieira Pires
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG) - Campos Trindade

Reumo

A Psicodinâmica do Trabalho trata-se de uma abordagem científica, criada na década de 1980 pelo médico francês Christophe Dejours, tem como foco principal os estudos à cerca do sofrimento psíquico e as estratégias de enfrentamento utilizadas pelos trabalhadores para a superação e transformação do trabalho em fonte de prazer. As condições de trabalho e saúde dos docentes são pouco abordadas quando comparada a outras áreas trabalhistas, porém, estudos e ações têm revelado processos de adoecimento entre docentes e defendido a necessidade de intervenções nas condições laborais dos professores.
Como os professores de manifestam mediante as atuais condições de trabalho das instituições públicas Estaduais de educação, e quais as consequências na vida pessoal desse profissional advinda desse campo de atuação? Estudar a psicodinâmica do trabalho levando em consideração a atuação dos docentes de um Colégio Estadual. a) analisar se há prazer dentro deste campo de atuação; b) analisar as causas de sofrimento no campo de atuação; c) identificar as estratégias defensivas ou de enfrentamento dos professores na organização; d) averiguar as condições de trabalho na instituição de ensino.
De acordo com Pires (2011), a Psicodinâmica do Trabalho trata-se de uma abordagem científica, desenvolvida na pelo médico francês Christophe Dejours, com formação em Psicanálise e Psicossomática. Dejours pesquisa a vida psíquica no trabalho há mais de 30 anos, tendo como foco o sofrimento psíquico e as estratégias de enfrentamento utilizadas pelos trabalhadores para a superação e transformação do trabalho em fonte de prazer. As categorias da Psicodinâmica do trabalho estão organizadas em três pilares: organização do trabalho, condições de trabalho e relações de trabalho.
A presente pesquisa tem caráter descritivo, uma vez que, os pesquisadores não influem nas respostas do questionário aplicado aos docentes. A pesquisa classifica-se como bibliográfica e de campo. De acordo com a metodologia proposta pela Psicodinâmica do Trabalho, para a realização da coleta de dados utilizou-se de entrevista semiestruturada, através de um questionário. Contendo 12 questões abertas, com o intuito de saber sobre o trabalho docente, rotinas e condições de trabalho, bem como, as vivencias de prazer e as vivencias de sofrimento.
Dentre as fontes de prazer citadas pelos docentes, o aprendizado dos alunos foi a que teve maior relevância. Ao serem questionados - “O que é mais difícil suportar no ambiente de trabalho?" -Obteve-se os seguintes resultados: falta de interesse e o desrespeito por partes dos alunos. Diante o questionário aplicado, percebe-se que o trabalho, pode proporcionar o aumento da carga psíquica destes profissionais. Como foi relatado pelos próprios docentes, observa-se que em alguns casos, profissionais demonstram vivenciar o prazer e sofrimento durante a sua atuação no local de trabalho.
O presente artigo teve como objetivo geral estudar a psicodinâmica do trabalho dos docentes de um Colégio Estadual, levando em consideração a atuação dos mesmos em relação ao seu trabalho, a identidade profissional, organização no contexto de trabalho e a mobilização subjetiva. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, onde não teve influencia por parte dos pesquisadores. Os objetivos foram alcançados, uma vez que os dados permitiram analisar as vivências de prazer e sofrimento, condições de trabalho e as estratégias de enfrentamento utilizadas pelos docentes do colégio analisado.
DEJOURS, Christophe. A banalização da injustiça social. Tradução de Luiz Alberto Monjardim. 1. Reimp. Rio de Janeiro: Ed. FGV,1999, 2007. ________, Da Psicopatologia à Psicodinâmica do trabalho. Brasilia: Fundação Oswaldo Cruz, 2004 FREITAS, Eduardo de. A situação do professor brasileiro. 2014. Disponível em: educador.brasilescola.uol.com.br. PIRES, Roseli Vieira. As vivencias dos profissionais de uma companhia de teatro em relação ao seu trabalho: uma abordagem psicodinâmica. 2011. 236 f. Tese (Doutorado em psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. 2011.