Resumo

Título do Artigo

BEBIDA LÁCTEA FERMENTADA (BLF) OU IOGURTE? DISTORÇÕES E FATORES DE DIFERENCIAÇÃO DAS EMBALAGENS NO PONTO DE VENDA
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Palavras Chave

Bebida Láctea Fermentada
Embalagem de Alimentos
Análise Conjunta de Fatores

Área

Marketing e Gestão

Tema

Agronegócio, Alimentação e outros temas

Autores

Nome
1 - Kelly Carvalho Vieira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

A produção de BLF é uma das principais opções para o aproveitamento do soro de leite (resíduo da produção de queijo). Relevante destacar que iogurte e BLF possuem características nutricionais diferentes, embora sejam ambos saudáveis a BLF apresenta menos quantidade de cálcio. O iogurte é feito da parte nobre do leite e possui um custo de produção muito mais alto do que a BLF. São comercializados com preços equiparados e, no mercado de laticínios o que se observa é que as embalagens de iogurte e das bebidas lácteas fermentadas apresentam grau de semelhança de 79,5% (VIEIRA et al., 2015).
Algumas marcas imitadoras copiam a aparência de outra para apresentar ao consumidor que possui as mesmas qualidades. Tal fato ocorre também entre produtos da mesma marca, porém com qualidades diferentes, como no caso dos iogurtes e BLFs. Assim o problema de pesquisa: Os consumidores sabem diferenciar a BLF e iogurte? As características de suas embalagens induzem os consumidores a realizarem compras equivocadas? Quais os elementos (ou componentes das combinações de elementos) das embalagens influenciam na intenção de compra dos consumidores de Bebidas Lácteas Fermentadas?
A importância econômica do Trade dress faz com que ele venha a ser objeto de reprodução (total ou parcial) por outros (terceiros), que se valem do fato de o consumidor já reconhecer aquela apresentação visual. Entretanto, do ponto de vista do consumidor, as marcas imitadoras podem criar confusão quando se aumenta a semelhança visual com outras marcas, escondendo diferenças reais entre elas e reduzindo a transparência do Mercado. Assim, a forma mais sutil para levar o consumidor ao erro é por meio da reprodução de alguns elementos que compõem o conjunto imagem de determinado produto.
A metodologia utilizada adota a combinação de métodos qualitativos (1) e quantitativos (2). Etapa 1: 21 entrevistas em profundidade com consumidores de iogurte ou BLFs, com idade compreendida entre 18 e 59 anos. Etapa 2: Análise Conjunta de Fatores. Os tratamentos (embalagens de BLF) foram elaborados com o software Corel Draw. Para a determinação do tamanho mínimo de amostra para o cálculo da proporção da população utilizou-se como erro máximo desejado 6,5%, o que daria com um nível de 94% de confiança uma amostra de 228 respondentes. Como margem de segurança foram aplicados 240 questionários.
Etapa qualitativa: OTrade dress desses produtos são extremamente semelhantes e como resultado, os efeitos gráficos ao contrário do que propõe a literatura, não reforçam a imagem de um produto, mas fazem com que o consumidor confunda um produto com outro. Etapa quantitativa: percebe-se que fazer grandes mudanças em embalagens de produtos alimentares é cerceado de falhas, a embalagem com identificação de sustentabilidade representou maior índice de intenção de compra. perceptível que os consumidores pensam na praticidade, o formato silhueta melhor se encaixa na geladeira e de fácil manuseio.
Os consumidores não sabem diferenciar esses produtos e realizam compras equivocadas. A contribuição deste trabalho reside no fato de lançar luz a algumas características que poderiam influenciar na intenção de compra do consumidor, caso uma empresa tome a decisão de comercializar este produto em uma embalagem que não cause confusão dado a semelhança a um outro. Limitação: As embalagens foram elaboradas de acordo com indicações de consumidores e profissionais de marketing, com diploma de bacharel, porém, não foram utilizadas informações científicas contidas na literatura para sua elaboração.
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