Resumo

Título do Artigo

“EU, VOCÊ E O SMARTPHONE, ATÉ QUE O PHUBBING NOS SEPARE”: UM ESTUDO SOBRE AS IMPLICAÇÕES DO USO (EXCESSIVO) DO SMARTPHONE ENTRE CASAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Patner Phubbing
Dependência de Smartphone
Relacionamentos Amorosos

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Governo Eletrônico e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) para o Desenvolvimento

Autores

Nome
1 - Katiane Rossi Haselein Knoll
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento
2 - Kathiane Benedetti Corso
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento
3 - Paulo Vanderlei Cassanego junior
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento

Reumo

Os smartphones ganharam um lugar especial na vida de seus consumidores demonstrando que estamos utilizando cada vez mais a tecnologia móvel. Diversos estudos atestam as vantagens em utilizar o dispositivo, mas seu uso sadio e adaptativo, progressivamente, deu lugar ao abuso e à falta de controle ao criar severos impactos na vida cotidiana de milhões de usuários. No Brasil esse ano a IDC Brasil (2017) prevê ainda o crescimento de 3,5% em unidades de smartphones em comparação ao volume do ano de 2016.
Esse estudo tem como objetivo verificar de que maneira o uso do smartphone próximo ao companheiro(a) pode influenciar negativamente no relacionamento romântico. Para se chegar ao proposto, pretende-se: (a) identificar o perfil dos casais quanto às práticas do uso do smartphone na presença do companheiro; (b) investigar se ocorre a dependência em relação ao aparelho, e; (c) analisar quais os efeitos gerados pelo ato de partner phubbing no relacionamento afetivo.
Para isso, foi construído o referencial teórico sobre Partner Phubbing, dependência de smartphones e relacionamentos amorosos.
Foi escolhida a abordagem qualitativa e a técnica bola de neve para a realização das entrevistas e observações diretas.
Ao todo foram nove casais que responderam aos questionamentos de um roteiro estruturado em três blocos. Por fim, percebeu-se que apesar dos relacionamentos serem jovens, já ocorreu e em alguns ainda ocorrem a pratica do Partner Phubbing. Foi possível entender que a tecnologia pode também ser utilizada para afetar de maneira negativa a vida das pessoas, na medida em que se perde o controle da administração de seu uso.
Por fim, outras pesquisas podem ser desenvolvidas tanto qualitativas, como quantitativas nessa temática.
ROBERTS. James; DAVID. Meredith. My life has become a major distraction from my cell phone: Partner plubbing and relationship satisfaction among romantic partners. Computers in Human Behavior 54 (2016) 134e141. Disponível em: journal homepage < www.elsevier.com/locate/comphumbeh>. Acesso em: 28 jun. 2016. IDC ANALYZE THE FUTURE.O mercado brasileiro de celulares voltou a crescer: IDC. 2016. Disponível em: Acesso em: 15 out. 2016.