Resumo

Título do Artigo

GOVERNANÇA NO SETOR PÚBLICO: AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE ADERÊNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR AO MODELO DE GOVERNANÇA PÚBLICA DA IFAC
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Governança Pública
Framework
Instituição de Ensino Superior

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - Karoline Rodrigues Sobreira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESA
2 - Manuel Salgueiro Rodrigues Júnior
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESA

Reumo

Todas as entidades devem buscar padrões de excelência, com o propósito de melhorar seu desempenho e alcançar seus objetivos. As Instituições de Ensino Superior (IES) públicas também estão inseridas nesse contexto, sendo sua demanda constante e o volume de recursos disponível cada vez mais restrito, acarretando a necessidade do aperfeiçoamento contínuo do seu modelo de gestão (Sales et al, 2015).
Foi estabelecida a seguinte questão de pesquisa: Qual o nível de aderência de uma Universidade Pública do Ceará aos padrões do International Framework: Good Governance in the Public Sector, produzidos pelo IFAC/CIPFA? Tendo em vista esse questionamento, o objetivo geral desta pesquisa é fazer uma avaliação na gestão de uma Universidade Pública do Ceará, com base no referencial teórico "International Framework: Good Governance in the Public Sector", verificando a aderência da gestão quanto a esse modelo internacional.
Visando uma maior disseminação da temática governança pública, a International Federation of Accountants (IFAC) e o Chartered Institute of Public Finance and Accountancy (CIPFA) publicaram, em 2013, um estudo que se refere à governança no setor público, tendo como objetivo incentivar uma melhor prestação de serviços e uma melhor responsabilização, estabelecendo uma referência para aspectos de boa governança no setor público. De acordo com a IFAC, o estudo é destinado à aplicação em todas as entidades que compõem o setor público.
Trata-se de um estudo de caso, realizado através de um questionário e entrevista com um grupo de pessoas do corpo de governo da IES, com base no citado Framework do IFAC adaptado para a escala Likert. Tendo em vista as avaliações dos participantes, foi possível realizar uma comparação destas com a nota máxima que seria dedicada a cada princípio (nota 5, que sinalizava uma aderência total), e, assim, calcular uma média de adesão a cada um deles. Por meio disso, foi possível definir o percentual de aceitação a cada um dos princípios propostos.
Os resultados revelam que existe um nível Alto de adesão aos princípios de boa governança elencados pelo IFAC/CIPFA, com um percentual de 80,34%. O princípios de “integridade e ética” e “acessibilidade e envolvimento dos stakeholders” foram destaque positivo, pois obtiveram os melhores níveis, com 92,38% e 87,62%, respectivamente. No entanto, mesmo com os resultados elevados, existem princípios passíveis de melhoria. Destaca-se a “Gestão de Riscos e Desempenho” e “Desenvolvimento Sustentável”, que obtiveram os menores percentuais (71,43% e 72,86%, respectivamente).
Tendo em vista o escopo da pesquisa, compreendendo seu referencial teórico e os resultados obtidos, vale ressaltar a importância de novos estudos acerca do tema, de modo que novas abordagens sejam realizadas em outros órgãos públicos, como em outras Instituições de Ensino Superior, de modo que o sistema público brasileiro possa aperfeiçoar seu modelo de gestão, com maior responsabilidade e melhor prestação de serviços.
Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBCG). Código Das Melhores Práticas De Governança Corporativa.5.ed. - São Paulo, SP: IBGC, 2015. International Federation of Accountants (IFAC). The International Framework: Good Governance in the Public Sector. IFAC, 2014. SALES, Elana Carla de Albuquerque Silva; PETER, Maria da Gloria Arrais; MACHADO, Marcus Vinicius Veras; NASCIMENTO, Cicero Philip Soares do. Governança no Setor Público Segundo a IFAC – Estudo nas Universidades Federais Brasileiras. In: Congresso Brasileiro de Custos, 22. Anais... Foz do Iguaçu – PR, 2015.