Resumo

Título do Artigo

ELABORAÇÃO DE UMA ESCALA DE CONSUMO SUSTENTÁVEL
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Palavras Chave

Sustentabilidade
Consumo Sustentável
Escala de Mensuração

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - KAVITA MIADAIRA HAMZA
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
2 - Laura Pucci Maia
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Butantã
3 - Fernando Antonio de Melo Pereira
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Doutorando - PPGA

Reumo

No campo acadêmico, muitos pesquisadores têm se voltado ao estudo de diversos aspectos de marketing e responsabilidade social corporativa e como eles influenciam o Consumo Sustentável (CS). Entretanto, para que tais pesquisas sejam realizadas e produzam resultados efetivos, é essencial que se mensure e se identifique de forma adequada o CS.
O objetivo deste estudo é a elaboração de uma nova escala de consumo sustentável, que englobe uma multiplicidade de variáveis que definam tal construto, como aspectos ambientais, sociais, de frugalidade, éticos, de ativismo do consumidor, de comunitarismo, entre outros, que são abordados por diferentes pesquisadores dentro do tema da sustentabilidade – e mais especificamente relacionado ao consumo sustentável.
Diversas escalas relacionadas a Sustentabilidade e RSC foram desenvolvidas ao longo das décadas de 1970, 1980. Nas décadas de 1990, 2000 e 2010, com a emergência do tema do CS na literatura, diversas escalas são criadas na literatura buscando a medição do CS. Baseadas nas escalas desenvolvidas anteriormente, mas adquirindo diversos itens relacionados a comportamento do consumidor, surgem diversas escalas multidimensionais focadas no novo perfil do CS e no contexto cultural e geográfico na qual estão localizadas.
Conforme sugerido por Vieira (2011), Zambalti et al. (2014), Rossiter (2002) e Churchill (1976), procurou-se primeiramente realizar um levantamento das escalas existentes relacionadas ao consumo sustentável. Em seguida, foram realizadas duas etapas qualitativas, com uso de NGT e entrevistas em profundidade, e duas coletas quantitativas, com amostras de 324 e 808 respondentes, respectivamente. O questionário final utilizado continha 43 questões fechadas referentes a escala do estudo, utilizando uma escala métrica de 11 pontos.
Os pressupostos foram verificados, seguindo as exigências listadas por Maroco (2014) e Hair et al. (2011), sendo eles: normalidade multivariada, linearidade do modelo, covariâncias amostrais não nulas, múltiplos indicadores, medida forte, multicolinearidade e inexistência de outliers. O método de máxima verossimilhança foi adotado. Foram avaliados comunalidades, cargas fatoriais e a significância da estimativa. Os índices CFI, TLI e NFI obtidos ficaram acima de 0,8, indicando bom ajuste, assim como o RMSEA, ficando entre 0,05 e 0,1. Dessa forma, o modelo fatorial obteve convergência.
Das 17 dimensões inicialmente identificadas, 8 foram incluídas no modelo final, sendo: comportamentos, ativismo, comunitarismo, preocupação ambiental, preocupação social, saúde, perceived consumer effectiveness, busca por informações. Tais dimensões mostram que o consumo sustentável vai além dos fatores trabalhados nas escalas tradicionalmente encontradas na literatura, que em sua maioria deram enfoque a apenas algumas dimensões que tangenciam e explicam o consumo sustentável. Esta nova escala proposta visa avançar no estudo acerca do consumo sustentável, enxergando-o de forma mais holística.
Kinnear, T. C., Taylor, J. R., & Ahmed, S. A. (1974). Ecologically concerned consumers: who are they?. The Journal of Marketing, 20-24. Maroco, J. (2014). Análise estatística com utilização do SPSS [Statistics analysis using SPSS] (6th ed.). Lisboa: Report Number. Ocampo, S. D., Perdomo-Ortiz, J., & Castaño, L. E. V. (2014). El concepto de consumo socialmente responsable y su medición: una revisión de la literatura. Estudios Gerenciales, 30(132), 287-300. Vieira, V. A. (2011). Escalas em Marketing: métricas de resposta do consumidor e de desempenho empresarial. São Paulo: Atlas.