INOVAÇÃO VERDE: produtos e processos como fator de vantagem competitiva em uma empresa da indústria automobilística internacional com subsidiária no Brasil
1 - Leonardo Tadeu Corregosa Santana CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - Liberdade
2 - Henrique Daud Valeri Machado Centro Universitário da FEI-SP - São Paulo
3 - Eduardo Kalil Hanna Centro Universitario FEI - São Paulo
4 - Seimor Walchhutter CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - Liberdade - SP
Reumo
Devido ao crescimento das regulamentações ambientais pelos governos e pressões socioambientais, somados à mudança gradativa na percepção dos consumidores, cresce a demanda por processos e produtos sustentáveis que reduzam ou minimizem o passivo ambiental (TSENG et al., 2013; EPELBAUM, 2004; ARUNDEL; KEMP, 2009; SCHIEDERIG; TIETZE; HERSTATT, 2012; HOTTENROTT; REXHÄUSER; VEUGELERS, 2016).
O tema inovação verde passa então a ser inserido no dorso da estratégia das organizações – principalmente na indústria automotiva por seu impacto na sociedade, incluindo o meio ambiente. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho concentrou-se em estudar a relação entre inovação verde e vantagem competitiva na indústria automotiva a partir da percepção de compra do consumidor por produtos e/ou processos verdes.
Um novo conceito sobre como administrar a organização levando-se em conta demandas ambientais, pode se tornar um campo para estratégia da organização, podendo ser considerada como uma capacidade distintiva dessa empresa (HART, 1995).
Nesse sentido surgem esforços teóricos a partir de estudos quantitativos – modelos de equações estruturais (SEM), Sistema Neuro-Fuzzy (ANFIS), que possam estabelecer a relação entre produtos e processos verdes com vantagem competitiva, CHEN; LAI; WEN (2006), CHANG (2011), CHIOU (2011), CHANG; HSUEH (2013).
Foi realizada uma pesquisa de mercado de abordagem quantitativa entre a inovação verde e vantagem competitiva. Mediu-se a vantagem competitiva da empresa de acordo com a percepção do consumidor em comprar ou não comprar o produto a partir de sua percepção sobre “produto” ou “processo” verde. Foi realizada então uma comparação de médias. Para análise dos resultados utilizou-se o software IBM – Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 18.0 (SPSS) e para emissão do questionário do tipo survey, utilizou-se o aplicativo Qualtrics.
Os resultados apontam que a inovação de produto verde se relaciona positivamente com vantagem competitiva, sendo o teste de Bartlet (p < 0,01) significativo. Entretanto, a inovação de processo verde não se relaciona positivamente com vantagem competitiva.
De acordo com os dados apontados por essa pesquisa, é possível inferir que a inovação relacionada à produtos verdes pode ser considerada como um atributo para a obtenção de vantagem competitiva, e dessa forma, apresenta-se como possível solução para a dicotomia entre o desenvolvimento sustentável e o desenvolvimento econômico.
CHANG, C.; CHEN, Y. (2011); CHEN, Y. (2008); CHIOU, T. et al. (2011); SCHIEDERIG, T.; TIETZE, F.; HERSTATT, C. (2012); TSENG, M. et al. (2013); SOBREIRA, T. B.; SOUZA, M. T. S. (2015); HOTTENROTT, H.; REXHÄUSER, S.; VEUGELERS (2016).