Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO VERDE: produtos e processos como fator de vantagem competitiva em uma empresa da indústria automobilística internacional com subsidiária no Brasil
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação Verde
Vantagem Competitiva
Gestão Ambiental

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Leonardo Tadeu Corregosa Santana
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - Liberdade
2 - Henrique Daud Valeri Machado
Centro Universitário da FEI-SP - São Paulo
3 - Eduardo Kalil Hanna
Centro Universitario FEI - São Paulo
4 - Seimor Walchhutter
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - Liberdade - SP

Reumo

Devido ao crescimento das regulamentações ambientais pelos governos e pressões socioambientais, somados à mudança gradativa na percepção dos consumidores, cresce a demanda por processos e produtos sustentáveis que reduzam ou minimizem o passivo ambiental (TSENG et al., 2013; EPELBAUM, 2004; ARUNDEL; KEMP, 2009; SCHIEDERIG; TIETZE; HERSTATT, 2012; HOTTENROTT; REXHÄUSER; VEUGELERS, 2016).
O tema inovação verde passa então a ser inserido no dorso da estratégia das organizações – principalmente na indústria automotiva por seu impacto na sociedade, incluindo o meio ambiente. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho concentrou-se em estudar a relação entre inovação verde e vantagem competitiva na indústria automotiva a partir da percepção de compra do consumidor por produtos e/ou processos verdes.
Um novo conceito sobre como administrar a organização levando-se em conta demandas ambientais, pode se tornar um campo para estratégia da organização, podendo ser considerada como uma capacidade distintiva dessa empresa (HART, 1995). Nesse sentido surgem esforços teóricos a partir de estudos quantitativos – modelos de equações estruturais (SEM), Sistema Neuro-Fuzzy (ANFIS), que possam estabelecer a relação entre produtos e processos verdes com vantagem competitiva, CHEN; LAI; WEN (2006), CHANG (2011), CHIOU (2011), CHANG; HSUEH (2013).
Foi realizada uma pesquisa de mercado de abordagem quantitativa entre a inovação verde e vantagem competitiva. Mediu-se a vantagem competitiva da empresa de acordo com a percepção do consumidor em comprar ou não comprar o produto a partir de sua percepção sobre “produto” ou “processo” verde. Foi realizada então uma comparação de médias. Para análise dos resultados utilizou-se o software IBM – Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 18.0 (SPSS) e para emissão do questionário do tipo survey, utilizou-se o aplicativo Qualtrics.
Os resultados apontam que a inovação de produto verde se relaciona positivamente com vantagem competitiva, sendo o teste de Bartlet (p < 0,01) significativo. Entretanto, a inovação de processo verde não se relaciona positivamente com vantagem competitiva.
De acordo com os dados apontados por essa pesquisa, é possível inferir que a inovação relacionada à produtos verdes pode ser considerada como um atributo para a obtenção de vantagem competitiva, e dessa forma, apresenta-se como possível solução para a dicotomia entre o desenvolvimento sustentável e o desenvolvimento econômico.
CHANG, C.; CHEN, Y. (2011); CHEN, Y. (2008); CHIOU, T. et al. (2011); SCHIEDERIG, T.; TIETZE, F.; HERSTATT, C. (2012); TSENG, M. et al. (2013); SOBREIRA, T. B.; SOUZA, M. T. S. (2015); HOTTENROTT, H.; REXHÄUSER, S.; VEUGELERS (2016).