Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DO HEDONISMO E DO UTILITARISMO NO CONSUMO DE CARNE OVINA: UM ESTUDO EM REGIÕES PRODUTORAS DE OVINOS DO RIO GRANDE DO SUL
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Palavras Chave

agronegócio
consumo
ovinocultura

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Consumo, Sociedade e Materialismo

Autores

Nome
1 - Sávio Costa Borges
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Dom Pedrito
2 - Gustavo da Rosa Borges
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Dom Pedrito
3 - JOÃO GARIBALDI ALMEIDA VIANA
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento

Reumo

A teoria tem apresentado diversos modelos de mensuração da influência do utilitarismo e do hedonismo no consumo de bens e serviços, contudo estes não contemplam a realidade da carne ovina. (BATRA, AHTOLA; 1991; GERTNER; DIAZ, 1999; DAVIS; LANG; GAUTAM, 2013; WU; HOLSAPPLE, 2014; BABIN et al., 2005; VIANA, 2008). Percebe-se, assim, a relevância da discussão do tema.
A ovinocultura é uma atividade identificada com a campanha gaúcha e presente em muitas propriedades rurais. Apesar do apelo cultural, esta atividade enfrenta desafios de se manter rentável seja por condições de mercado ou falha na gestão, tendo passado por grandes crises nas últimas décadas (VIANA, 2008). Mesmo assim, a carne ovina ainda é vista como iguaria por muitas pessoas e apreciadas em vários locais do país. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo a analisar a influência do utilitarismo e do hedonismo no consumo de carne ovina em regiões produtoras do Rio Grande do Sul.
O utilitarismo e hedonismo produzem uma das grandes dicotomias quando se estuda comportamento de compra do consumidor e os fatores que o influenciam (HIRSCHMAN; HOLBROOK, 1982). Considerando a importância da carne ovina, De Ávila et al. (2013) reforça a necessidade de se buscar formas de incentivar a produção de carne ovina. .Sobre bens de consumo, Okada (2005) afirma na sua pesquisa que as pessoas tendem a despender mais dinheiro no ato de compra de bens utilitários e mais tempo em bens hedônicos.
Nesse estudo, realizaram-se duas etapas: um pré-teste para validar o questionário a ser aplicado e uma etapa de pesquisa propriamente ditada, com aplicação do instrumento de coleta. Primeiramente ocorreu o pré-teste com três doutores, sendo dois na área da Administração e um na área da Extensão Rural. Após validado o questionário, aplicou-se o mesmo chegando a uma amostra final de 193 respondentes. Utilizou-se estatística descritiva, regressão logística binária e análise logit para interpretação dos dados. A escala para o questionário baseou-se em estudo de Kim e Han (2011).
Observou-se que das oito variáveis questionadas, sendo quatro pertencentes a dimensão utilitária e outras quatro para a dimensão hedônica, somente duas mostraram-se significativas no modelo. Logo após, identificou-se que tanto o fator utilitário quanto o fator hedônico influenciam no consumo de carne ovina, levando esse comportamento para uma não sazonalidade. Ressalta-se, também, que o hedonismo possui maior influência que o utilitarismo nos resultados desse estudo.
O presente trabalho teve por objetivo analisar a influência do utilitarismo e do hedonismo no consumo de carne ovina Rio Grande do Sul. Primeiramente se observou que, neste estudo, o utilitarismo e o hedonismo possuem relação com a frequência de consumo, o que se comunica com os achados de Bakirtas, Bakirtas e Çetin (2015). Isso pode indicar que a busca pelo custo benefício e o prazer pelo consumo de carne ovina fazem com que os consumidores adquiram mais esse produto. Conclui-se assim que, o utilitarismo e o hedonismo contribuem para o aumento de consumo de carne ovina no âmbito desse estudo.
BABIN, B. J. et al. Modeling consumer satisfaction and word-of-mouth: restaurant patronage in Korea. Journal of Services Marketing, v. 19, n. 3, p. 133-139, 2005. BAKIRTAS, H.; BAKIRTAS, I.; ÇETIN, M. A. Effects of Utilitarian and Hedonic Shopping Value and Consumer Satisfaction on Consumer Behavioral Intentions. Ege Akademik Bakis, v. 15, n. 1, p. 91, 2015. SCHIFFMAN, L. G.; KANUK, L. L. Consumer behavior. 7th. NY: Prentice Hall, 2000. VIANA, J. G. A. Panorama geral da ovinocultura no mundo e no Brasil. Revista Ovinos, v. 4, n. 12, p. 44-47, 2008.