Resumo

Título do Artigo

A aplicação do E-Commerce no ramo agropecuário: Uma estratégia tecnológica para a inovação organizacional
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Palavras Chave

E-Commerce
Agronegócio
Business intelligence

Área

Artigos Tecnológicos

Tema

Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Túlio Pereira Cardoso
UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS (UNIPAC) - Perdões
2 - Priscila Luiz Rosa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
3 - Larissa Garcia Gomes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
4 - Rodson Soares de Oliveira Junior
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS (UNILAVRAS) - Lavras - MG
5 - Cínthia Aparecida Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras

Reumo

Nos últimos anos, o ambiente organizacional tem experimentado profundas mudanças relacionadas, em sua maioria, com a tecnologia da comunicação. Com os constantes avanços tecnológicos e a inclusão do mundo digital no dia a dia das pessoas, tornou-se possível a pulverização da modalidade de vendas denominada E-Commerce. O E-Commerce no Brasil, anualmente vem mostrando sua capacidade de crescimento, um crescimento alavancado pela quantidade de novos internautas. Diante dos inúmeros mercados que a tecnologia do E-Commerce possa vir a atuar o setor do agronegócio apresenta lacunas a serem estudadas
O desenvolvimento deste trabalho se deu em uma empresa com 42 anos de mercado, que tem mais de 250 colaboradores. A empresa tem como principal atuação a distribuição de medicamentos veterinários e, dentro desse cenário, em 2010 iniciou a operação de comércio on-line, que atualmente conta com 6 integrantes.Após um 2015 muito bom a empresa viu as vendas on-line cair consideravelmente em 2016, obtendo um resultado de R$ 357.659,39 a menos em relação a 2015.
O trabalho abordará informações sobre o motivo da queda no faturamento de uma empresa de e-commerce focada no agronegócio, mostraremos o estudo feito identificando os canais e produtos que impactaram para a queda do faturamento, sempre nos baseando nas KPI’s visitas, taxa de conversão e ticket médio, que são os indicadores responsáveis por gerar o resultado financeiro em uma loja on-line.
Após analisado, foi identificado que os dois canais de tráfego e receita que mais sofreram impacto foram, Orgânico e Direto. Para o primeiro ponto foi implementado uma ação de reformulação da forma com que os textos eram escritos, adicionando mais conteúdo e também arquivos de PDF para que as páginas de produtos conseguissem ser melhor posicionadas no Google. Já no tráfego Direto, foi proposto uma estratégia de reforço da marca por meio de e-mail marketing, para que o portal fosse cada vez mais lembrado pelos usuários e com isso ter um aumento no tráfego.
Ao implantarmos o método de reformulação de conteúdo dentro da plataforma de e-commerce tivemos um excelente resultado, comparando o 1º semestre de 2016 com o 1º semestre de 2017, tivemos um aumento de 19,08% pelo canal orgânico, os produtos que tiveram seus textos reformulados tiveram um crescimento em acessos de 112% à 333%. O tráfego direto não mostrou bons resultados a aplicação dos testes, ele continuou sua queda em relação ao ano anterior, onde não conseguiu-se estabelecer uma correlação entre as ações tomadas e um impacto de melhora.
A capacidade de distribuir e encontrar informações facilmente através da Internet está levando algumas empresas e clientes à transações de comércio eletrônico. A partir da realização desse trabalho, pode-se deslumbrar uma área que apresenta grandes perspectivas de crescimento tecnológico, a de E-Commerce no Brasil. Como contribuição social desse trabalho, a possibilidade de estudar essa área irá dar subsídios para que sejam criadas iniciativas para que empresas, que muitas vezes não vinham sendo desenvolvidas devido à falta de dados que comprovem a eficácia deste tema.