Resumo

Título do Artigo

UMA ANÁLISE MULTICASOS DE INOVAÇÕES EM EMPRESAS FAMILIARES BRASILEIRAS E PORTUGUESAS
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Palavras Chave

inovação
empresas familiares
mapas cognitivos

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Renata Barcelos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG - CEPEAD
2 - Allan Claudius Queiroz Barbosa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - FACE
3 - Carlos Alberto Gonçalves
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Departamento de Administração

Reumo

O artigo apresenta oito estudos de casos de empresas familiares portuguesas e brasileiras longevas que passaram por diversos processos de inovação ao longo de sua existência. As empresas familiares são frequentemente apontadas na literatura como resistentes às inovações de quaisquer tipos, fato que já é empiricamente questionado. Como parte mais significativa do tecido empresarial de diversas nações e apresentando empresas que existem por décadas, seguindo a linha schumpteriana, a inovação é testada no presente artigo como elemento fundamental para a estratégia das empresas.
O presente artigo investiga se a inovação se confirma como elemento significativo para o desenvolvimento das empresas familiares ao longo do tempo tanto no Brasil quanto em Portugal. Além disso, visa analisar quais tipos de inovações são mais relevantes para a evolução desse tipo de empresas e estabelecer relações entre as inovações e a realidade dos contextos interno e externo a elas. A resistência à inovação é também investigada a fim de contribuir com posições teóricas distintas no campo das empresas familiares, bem como diferenças ou similaridades da problemática em dois países distintos.
Existem razões teóricas fortes para que se conclua que a inovação em empresas familiares deva ser tratada de forma distinta da inovação em outros tipos de empresas, uma vez que os objetivos, a percepção de risco e o horizonte de tempo dos investimentos se diferenciam entre elas (CHRISMAN; CHUA; et al., 2015). Estudos sobre inovação nas empresas familiares estão ainda em estágio inicial e marcados pela ausência de pesquisadores da gestão especialistas em inovação Massis et al.(2015). Bammens, Notelaers e Van Gils (2014) demonstram, inclusive, como o fator familiar está a favor da inovação.
O presente estudo foi conduzido por meio da investigação de 8 estudos de caso, 4 no Brasil e 4 em Portugal. A amostra é composta apenas por indústrias que podem ser consideradas como longevas e consolidadas no mercado, possuindo pelo menos 40 anos de existência. A partir da análise dos construtos presentes nos casos por meio do software Atlas TI, foram elaborados mapas cognitivos que traduzem a estratégia das firmas ao longo do tempo. Os mapas seguiram critério de validação a fim de que traduzissem cada um dos casos em sua totalidade. A partir deles, elementos de inovação foram identificados.
Diversos tipos de inovações foram percebidos em todos os tipos de empresas. Elas foram categorizadas nos 5 tipos schumpterianos e organizadas em tabelas. Em especial, percebeu-se como as inovações organizacionais foram fundamentais para a evolução das empresas, permitindo e potencializando inovações em produtos e processos, especialmente no caso de inovações relativas à estrutura de propriedade das empresas. Não foram percebidas diferenças culturais significativas entre os casos investigados. Apenas em 2 empresas, foram identificadas fontes de resistência à inovação (organizacional).
O estudo demonstra a relevância de inovações organizacionais – tanto em estrutura gerencial quanto governança corporativa – para a evolução das empresas investigadas. Tal resultado pode indicar que a falta da priorização da inovação em processos gerenciais e de governança pode ser uma das causas de não se perceber a inovação nas empresas familiares. Inovações em produtos e processos foram também percebidas. Os mapas cognitivos foram ferramentas fundamentais para as análises, facilitando a compreensão e a identificação da frequência e relevância da inovação ao longo da trajetória das empresas.
BAMMENS, Y.; NOTELAERS, G.; VAN GILS, A. Implications of Family Business Employment for Employees’ Innovative Work Involvement. Family Business Review, p. 0894486513520615-, 2014. CHRISMAN, James J.; CHUA, Jess H.; et al. The ability and willingness paradox in family firm innovation. Journal of Product Innovation Management, v. 32, n. 3, p. 310–318, 2015. MASSIS, Alfredo De; FRATTINI, Federico; PIZZURNO, Emanuele. Product Innovation in Family versus Nonfamily Firms : An Exploratory Analysis. Journal of Small Business Management, v. 53, n. 1, p. 1–36, 2015.