Resumo

Título do Artigo

CULTURA CORPORATIVA, ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E INDICADORES: INCORPORANDO A GESTÃO DO CONHECIMENTO A ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS
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Palavras Chave

Estratégia de conhecimento
cultura organizacional
gestão do conhecimento

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva Baseada em Recursos

Autores

Nome
1 - Fernando Fukunaga
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
2 - Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - FEA/PUCSP

Reumo

A percepção do conhecimento como um bem econômico e sua importância estratégica no cenário atual, tem provocado discussões sobre sua gestão e sua contribuição para os indicadores de eficácia organizacional. Nesta pesquisa tem-se como objetivo investigar a relação da cultura organizacional e o sucesso ciclo da gestão do conhecimento e sua contribuição para os indicadores de inovação, crescimento e vantagem competitiva. Como estratégia e princípios metodológicos selecionou-se o método de estudo de caso singular.
O objetivo deste trabalho é descobrir se a cultura organizacional influência a gestão do conhecimento e seus resultados. Para isso realizou-se um estudo de caso singular em uma grande empresa do setor de engenharia e infraestrutura. Conclusões são alcançadas sobre como a cultura organizacional influencia o ciclo de gestão do conhecimento e como a GC contribui para eficácia organizacional. Foi possível também propor um modelo de incorporação da gestão do conhecimento a estratégia de negócios, considerando a cultura organizacional, estrutura organizacional e indicadores.
O modelo de valores concorrentes foi desenvolvido inicialmente a partir de uma pesquisa realizada sobre indicadores de desempenho das organizações eficazes. De acordo com Quinn e Cameron (2006), em 1974, John Campbell e seus colegas criaram uma lista de 39 indicadores, alegando que esta constituía um vasto conjunto de todas as medidas possíveis para a eficácia organizacional. Conhecimento e gestão são conceitos que obviamente já existem há certo tempo. A combinação “gestão do conhecimento” é, no entanto, recente (ALVESSON e KARREMAN, 2001).
O procedimento metodológico contou com abordagem quantitativa e abordagem qualitativa definindo-o como um método misto. Foi conduzida uma pesquisa em uma grande empresa nacional do segmento de engenharia e infraestrutura.
Os principais resultados apontaram para a influência positiva da cultura organizacional no sucesso do ciclo de gestão do conhecimento e contribuição para inovação, vantagem competitiva e crescimento. Além disso a proposição de um modelo de incorporação da gestão do conhecimento a estratégia de negócio.
Assim, pressupõe-se que o modelo de pesquisa pode considerar a cultura organizacional (tipo grupal, inovativa, racional e hierárquica) como uma variável independente; a gestão do conhecimento (dimensão da criação, da captura, da organização, do armazenamento, da disseminação e da aplicação de conhecimento) como variável dependente; e os indicadores de eficácia organizacional (inovação, crescimento e vantagem competitiva) como uma variável causal. Dessa forma, aplicados a um modelo de equações estruturais, é possível obter resultados inovadores do ponto de vista metodológico para o campo.
ALVESSON, M.; KERRAMAN, D. Odd Couple: Making Sense of the Curious Concept of Knowledge Management. Journal of Management Studies. Vol. 38, nº 7. November 2001, pp. 965-1018. ALVESSON, M. Knowledge Work and Knowledge-Intensive Firms, New York. Oxford University Press, 2004. QUINN, R. E; CAMERON, K. S. Diagnosing and Changing Organizational Culture: Based on the Competing Values Framework. 3a Ed. San Francisco: Jossey-Bass: 2006. ARGOTE, L.; DARR, E. D.; EPPLE, D. The Acquisition, Transfer, and Depreciation of Knowledge in Service Organizations: Productivity in Franchises. Management Science.