Resumo

Título do Artigo

NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA E O RETORNO DE AÇÕES: UM ESTUDO DAS EMPRESAS LISTADAS NA BOLSA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Política
Ações
Mercado Financeiro

Área

Finanças

Tema

Apreçamento de Ativos

Autores

Nome
1 - Giovanna Úbida Belentani
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - Liberdade
2 - VINICIUS AUGUSTO BRUNASSI SILVA
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - Liberdade
3 - Humberto Gallucci Netto
Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Universidade Federal de São Paulo - EPPEN/Unifesp - EPPEN
4 - Joelson Sampaio
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) -

Reumo

O propósito desta pesquisa é aferir a relação entre eventos políticos e o retorno das ações de empresas listadas na bolsa de valores do Brasil. Através da metodologia de estudo de eventos, a pesquisa busca preencher a lacuna de como e quanto notícias positivas ou negativas relacionadas ao ambiente político afetam diferentemente empresas que apresentam o governo em sua estrutura de propriedade.O resultado desta pesquisa corrobora o estudo de Bittlingmayer (1998) apresentando evidências de que incertezas sobre política afetam a volatilidade do mercado de ações e a dinâmica dos preços.
O presente trabalho preenche uma lacuna ao analisar de forma quantitativa e qualitativa o impacto da política brasileira no retorno de ações das empresas da B3. Os eventos políticos objetos dessa pesquisa são: i) eleições; ii) debates para as eleições presidenciais; iii) modificações nos ministérios; iv) escolha dos ministros pelo presidente eleito; v) votação de projetos no legislativo; vi) Mensalão; vii) Petrolão e; viii) Operação Lava Jato.
Diversos estudos avaliam o impacto de eventos políticos e da composição de políticos em conselhos de administração de empresas no retorno de ações. De acordo com Fama (1990) e Schwert (1990) a atividade econômica não consegue explicar boa parte da variação do preço das ações e, desta forma, outras variáveis também possuem papel importante. Entre elas, Bittlingmayer (1998) afirma que incertezas sobre política afetam a volatilidade do mercado de ações. Em adição, Cutler, Poterba e Summers (1989) corroboram que apenas parte do efeito relacionado aos novos eventos está presente no preço de ativos.
Essa pesquisa utiliza o método de estudo de eventos. De acordo com Brown e Warner (1980) o estudo de eventos verifica de que forma o retorno de um ativo se afasta do retorno considerado normal em dias próximos ao acontecimento do evento. Fisman (2001), Zach (2003) e Amihud e Wohl (2003) utilizam estudos de eventos para relacionar aspectos políticos com o preço e o retorno de ações. Neste trabalho, seguimos os estudos supracitados e a abordagem apresentada por Campbell, Lo e Mackinlay (1997).
Os resultados dessa pesquisa apresentam evidências de que incertezas sobre política afetam a volatilidade do mercado de ações e a dinâmica dos preços. Adicionalmente, os resultados encontrados neste artigo apontam que empresas com participação do governo em sua estrutura de propriedade apresentam retornos anormais superiores aos retornos das empresas sem a participação do governo. Os resultados são persistentes para eventos relacionados a corrupção, debate presidencial, reeleição, votação de medidas provisórias e mudanças de ministros, ou seja, todos os eventos analisados na amostra.
Este artigo analisou a relação entre eventos políticos e o retorno das ações de empresas listadas na B3 de 2001 a 2016. O estudo mostra o retorno anormal acumulado médio para os dois grupos de empresas e a diferença entre os respectivos retornos. A maior parte dos eventos apresentou retorno anormal acumulado diferente de zero (grupos com e sem participação do governo). No entanto, os resultados apontam maior retorno para empresas que possuem o governo em sua estrutura de propriedade. Pesquisas futuras podem analisar, por exemplo, o efeito da participação indireta do governo nos resultados.
Amihud, Y; Wohl, A., 2004. Political news and stock prices: The case of Saddam Husseim contracts. Journal of Banking and Finance, v.28, 1185 – 1200. Bandeira-de-Mello, R; Marcon, R., 2005. Unpacking firm effects: modeling political alliances in variance decomposition of firm performance in turbulent environments. Brazilian Administration Review – BAR, v.2, 21 – 37. Bittlingmayer G., 1998. “Output, stock volatility, and political uncertainty in a natural experiment: Germany, 1880-1940”, Journal of Finance, 53 (6), 2243-2257.