Resumo

Título do Artigo

CAPACITAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES: um estudo nas escolas da rede pública estadual do município de Teófilo Otoni
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Palavras Chave

Gestão Escolar
Gestor Escolar
Capacitação

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Priscila Barbosa dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM) - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
2 - Simão Pereira da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM) - Programa de Pós Graduação em Educação

Reumo

No âmbito da administração pública, a educação figura como uma de suas principais funções. Tendo em vista a importância dessa função, grande responsabilidade é atribuída à gestão escolar e à atuação do gestor. Apesar disso, observa-se que o dirigente escolar encontra-se muitas vezes desprovido da qualificação necessária para o exercício das atividades de gestão, em virtude das lacunas do seu processo de formação inicial e das deficiências comumente constatadas em seu processo de capacitação, quando não da ausência desse processo.
Questionou-se, neste estudo como ocorre a capacitação dos gestores escolares da rede estadual de Teófilo Otoni. Objetivou-se, portanto, analisar a capacitação recebida pelos gestores escolares da rede pública estadual de ensino do município de Teófilo Otoni/MG. Especificamente, pretendeu-se: identificar as iniciativas da SEE/MG em relação à capacitação de gestores escolares; caracterizar os programas de capacitação dos quais os diretores tenham participado, motivados por iniciativa individual ou pelo Estado e discutir a contribuição da capacitação na atuação do gestor público na educação.
O reconhecimento da capacitação profissional como condição fundamental na implementação de políticas públicas e reformas nas diversas áreas é um consenso entre pesquisadores, planejadores, formuladores de políticas e administradores, conforme exposto por Machado (2000). Ademais, conforme discutido no referencial teórico deste trabalho, autores como Lück (2000), Machado (2000), Castro A. (2004) e Klébis (2010) destacam a necessidade de discussões acerca do processo de formação continuada dos gestores escolares uma vez que desempenham um trabalho de destaque no contexto da gestão escolar.
Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, que envolveu a realização de entrevista do tipo semiestruturada. Os sujeitos selecionados para participarem da pesquisa foram os diretores de nove escolas estaduais, localizadas na zona urbana do município e que oferecem concomitantemente os níveis de ensino que compõem a educação básica. Os dados coletados foram tratados utilizando-se a técnica denominada análise de conteúdo.
Observou-se que a formação acadêmica inicial dos diretores entrevistados pouco contribui com a atuação deles enquanto gestores. A capacitação empírica foi elencada por eles como o que mais dá suporte para o exercício das atividades de gestão. Quanto à capacitação oficial, cinco dos sete entrevistados participaram do Programa de Capacitação à Distância de Gestores Escolares (Progestão), tendo sido esse o único programa de capacitação de gestores escolares oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Não houve participação dos gestores em nenhum outro programa de capacitação.
Diante dos dados apresentados, pode-se inferir que a formação dos gestores das escolas estaduais de Teófilo Otoni se deu por meio do Progestão e acontece, atualmente, de forma empírica, a partir da vivência na gestão escolar. Apesar disso, nota-se que, embora indispensáveis, a formação acadêmica inicial somada à experiência profissional não são suficientes para preparar os educadores para o exercício da gestão escolar. Conforme evidenciado no referencial teórico e nas falas dos entrevistados, o estado de Minas Gerais não possui política de capacitação dos dirigentes das escolas públicas.
ARAÚJO (2006) BARDIN (2011), BRASIL (1996), CASTRO A. (2004), CASTRO M. (2000), FERRAZ (2012), KLÉBIS (2010), LÜCK; et al. (2012), LÜCK (2013, 2000), MACHADO (2000), OLIVEIRA (2015), PARO (2007, 2002), SANTOS (2008), SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS – SEE/MG (2015a, 2015b, 2013), VERGARA (2013).