Resumo

Título do Artigo

Contabilidade como Representação da Realidade: Coerência com The Conceptual Framework For Financial Reporting
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Representação da Realidade
Limitações na Contabilidade
Estrutura Conceitual

Área

Finanças

Tema

Contabilidade

Autores

Nome
1 - Edilei Rodrigues de Lames
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - UNASP CAMPUS HORTOLÂNDIA (UNASP-HT)
2 - Gilberto José Miranda
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FACIC

Reumo

As normas internacionais de contabilidade se fazem presentes em 89% dos países, quer como norma vigente, quer como permissão para publicação no formato IFRS. Essa contabilidade mundial possui desafios e vantagens que precisam ser cada vez mais estudados pelos pesquisadores, procurando compreender e, se possível, superar as limitações da contabilidade. A construção desse ensaio teórico é motivada pela escassez de materiais reflexivos sobre a contabilidade com representação da realidade e sua importância para a contabilidade que é considerada social e aplicada.
Reflete-se sobre os fundamentos epistemológicos da contabilidade como representação da realidade, partindo da pressuposição de que o conceito da contabilidade como representação da realidade é coerente com a The Conceptual Framework for Financial Reporting (IAS 1) e Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-financeiro (CPC 00).
O estudo discute a contabilidade como representação da realidade, a partir do The Onion Model of Reality (OMR) trazendo para discussão autores como Mattessich, Lee, Macintosh, etc. É feita análise da estrutura conceitual da contabilidade, em especial com relação às características qualitativas da informação contábil, assim como das limitações inerentes à contabilidade como representação da realidade, procurando fazer o devido embasamento com autores-chave na temática.
Trata-se de um ensaio teórico que reflete sobre a contabilidade como representação da realidade discorrendo sobre as limitações da contabilidade relacionando-as com cada uma das características da informação contábil, da estrutura conceitual.
Através da análise do The Conceptual Framework for Financial Reporting (IAS 1) e Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-financeiro (CPC 00), são feitas as amarrações de cada limitação contábil à estrutura conceitual da contabilidade.
Ao final do estudo, a pressuposição foi confirmada, percebendo-se estreita ligação entre as características qualitativas da informação preconizadas pelo The Conceptual Framework for Financial Reporting e as limitações da contabilidade, indicando que há coerência com o conceito de contabilidade como representação da realidade. Foi possível listar e relacionar cada limitação contábil às características qualitativas da informação econômico-financeira útil.
Procurou-se utilizar referências que representassem adequadamente a temática proposta CPC - COMITÊ, DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. Pronunciamento Técnico CPC 00 – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, 2011. IASB - INTERNATIONAL ACCOUNTING STANDARDS BOARD. The Conceptual Framework for Financial Reporting 2010. IFRS, 2010. MATTESSICH, R. Accounting representation and the onion model of reality: a comparison with Baudrillard's orders of simulacra and his hyperreality. Accounting, Organizations and Society, v. 28, n. 5, 2003, pp. 443-470. LEE, T. A. Cu