Resumo

Título do Artigo

SELEÇÃO E AJUSTE DE PROJETOS PARA O PORTFÓLIO: EVIDÊNCIAS DE EMPRESAS DE COSMÉTICOS NO BRASIL
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Palavras Chave

Gestão de Portfolio de Projetos
Seleção de projetos para o portfolio
Industria de cosméticos

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Junia Guimarães Carvalho Cardoso Gomes
Fundação Instituto de Administração - FIA - butantã
2 - Natan de Souza Marques
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Reumo

O setor de cosméticos apresentou um crescimento significativo ao longo dos últimos 20 anos (em torno de 11,4%), fruto também da estratégia de desenvolvimento de novos produtos. Nesse sentido, dadas as exigências crescentes por parte das demandas do mercado, muitos projetos são conduzidos nessas organizações, levando os gestores ao gerenciamento de portfolios de forma que permita a maximização de valor, balanceamento entre tipos de projetos e direção estratégica dos projetos.
O problema de pesquisa reside em: Como são selecionados os projetos para compor o portfólio das empresas de cosméticos no Brasil? Como objetivos específicos, buscou-se: (1) Identificar quais são os critérios de seleção de projetos utilizados para a composição do portfólio de empresas do setor de cosméticos no Brasil; (2) Identificar quais são os critérios utilizados para o ajuste dos projetos no portfólio em empresas de cosméticos no Brasil; e (3) Identificar se esses critérios de seleção e ajuste estão alinhados com a estratégia da organização.
Estudos na literatura realçam a importância da gestão de portfolio de projetos para o alcance da estratégia nas empresas (ARCHER; GHASEMZADEH, 1999; COOPER; EDGETT; KLEINSCHMIDT, 1997a, 1997b; PADOVANI; CARVALHO; MUSCAT, 2010). Em especial, trabalhos como o de Cooper, Edgett & Kleinschmidt (1997a, 1997b) apontam para critérios de seleção e balanceamento de projetos para o portfólio, e Archer & Ghasemzadeh (1999) estrutura o processo de seleção de projetos para o portfolio em um framework composto por etapas que podem ser levadas em consideração pelas organizações.
Para alcançar os objetivos propostos, foi utilizada uma abordagem qualitativa, tendo como técnica o estudo de caso, e como técnicas de coleta de dados foram utilizadas entrevistas em profundidade com as empresas estudadas. Foram entrevistadas duas empresas do segmento de cosméticos brasileiras, de elevada representação em termos de market share no Brasil e com presença em outros países. As entrevistas levaram em média uma hora e compreendeu questões alinhadas com o framework de seleção de projetos para o portfolio apresentado por Archer & Ghasemzadeh (1999).
Como resultado foi possível comparar as etapas de seleção de projetos estudadas na teoria com os aspectos observados na prática nessas duas empresas e avaliar a aderência dessas empresas aos métodos sugeridos na literatura. Os critérios utilizados para a seleção de projetos para o portfolio foram identificados e o seu ajuste com a estratégia da empresa foi avaliado. No geral, as empresas apresentaram similaridades com relação às etapas de seleção e aos critérios utilizados nesse processo, sendo possível evidenciar as características de cada uma delas e suas similaridades.
Dessa forma, o processo de seleção de projetos para o portfolio nas empresas de cosméticos apresentou-se semelhante nas duas empresas. Seja com a utilização de técnicas de seleção baseadas em critérios de retorno financeiro, seja com o ajuste do portfolio à estratégia da empresa. As particularidades de cada empresa existem, mas as semelhanças puderam ser realçadas, evidenciando que a seleção nas empresas analisadas seguem etapas similares.
ARCHER, N. P.; GHASEMZADEH, F. An integrated framework for project portfolio selection. International Journal of Projet Management, v. 17, n. 4, p. 207–216, 1999. COOPER, R. G.; EDGETT, S. J.; KLEINSCHMIDT, E. J. Portfolio Management in New Product Development: Lessons from the Leaders—I. Research-Technology Management, v. 40, n. 5, p. 16–28, 1 set. 1997b. PADOVANI, M.; CARVALHO, M. M. DE; MUSCAT, A. R. N. Seleção e alocação de recursos em portfólio de projetos: estudo de caso no setor químico. Gestão & Produção, v. 17, n. 1, p. 157–180, 2010.