Resumo

Título do Artigo

A CONTRIBUIÇÃO DA APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL NA FORMAÇÃO DE MESTRES PROFISSIONAIS EM ADMINISTRAÇÃO EM UM CURSO NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL
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Palavras Chave

Aprendizagem Experiencial
Mestrado Profissional
Pós-graduação

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Camila de Araújo Fernandes
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I
2 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Administração
3 - Mary Dayane Souza Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - PROPAD

Reumo

Os cursos de mestrado profissional trazem em si uma proposta que busca atender a demanda por profissionais altamente qualificados, incorporados ao sistema produtivo e que possam aliar a pesquisa e o saber científico à prática profissional. Para tanto, faz-se indispensável a formação e desempenho diferenciados de seus egressos em relação aos egressos do mestrado acadêmico e de pós-graduação lato sensu, sendo importante a utilização de métodos de ensino capazes de levar os discentes não somente à aquisição de saberes teóricos, mas ao saber fazer que leve à prática avançada e transformadora.
A utilização da abordagem experiencial em cursos de mestrado profissional pode estimular nos discentes a aprendizagem a partir de diferentes experiências vivenciadas por estes ou por terceiros, bem como no próprio contexto profissional. Dessa forma, o estudo se propõe a investigar a contribuição da aprendizagem experiencial para a formação de mestres profissionais em Administração em um curso na modalidade semipresencial no Sertão Paraibano.
O mestrado profissional busca responder à necessidade de formação de profissionais qualificados que mostrem desempenho diferenciado dos egressos de curso acadêmico. Este busca ainda seu espaço na pós-graduação e discutir estratégias de ensino que o diferenciem do acadêmico, pode contribuir para a criação de sua identidade (KRUTA-BISPO, 2015). Quaresma e Machado (2014) admitem que os objetivos desses cursos estão bem definidos, entretanto, é ainda necessária discussão em relação a aprendizagem que possibilite o alcance destes. Tem-se a aprendizagem experiencial, que para Beard e Wilson (2006) é
A pesquisa tem natureza qualitativa e descritiva, tendo como foco discentes de um programa de Mestrado Profissional em Administração Pública na modalidade semipresencial, ofertado por uma instituição federal no sertão paraibano. Foram realizadas oito entrevistas individuais semiestruturadas com mestrandos do segundo ano de curso. Após análises foram encontradas oito categorias as quais foram analisadas segundo os preceitos da análise de conteúdo de Bardin (2007).
As experiências no mestrado profissional são vistas pelos discentes como extremamente positivas, em especial aquelas compartilhadas pelos colegas de turma, que trazem um olhar diferenciado sobre fenômenos novos ou semelhantes aos enfrentados por estes no dia a dia complexo da gestão, bem como fomentam a reflexão, a compreensão de conceitos e a articulação entre teoria e prática, culminando em uma aprendizagem mais significativa e inclusiva e melhorias da prática profissional.
A principal contribuição do mestrado profissional (CMP) para a carreira é a melhoria da prática profissional, sendo este fonte de saberes teóricos e estímulo à reflexão no contexto de trabalho, possibilitando maior articulação entre teoria e prática. Apesar de apontados diversos fatores de influência na decisão de fazer um CMP, o principal fator de escolha é a oferta da vaga pela instituição e a perspectiva de aumento salarial. Quanto à visão dos sujeitos relacionada às experiências dentro do CMP, estas se mostram positivas na aprendizagem, sendo relacionadas à reflexão que leva ao aperfeiçoam
BITTENCOURT, J. P. Arquiteturas pedagógicas inovadoras nos mestrados profissionais em Administração. 2016. Tese (Doutorado em Administração) - FEA, USP, São Paulo, 2016 BEARD, C.; WILSON, J. P. Experiential Learning: a handbook of best practice for educators and trainers. 2. ed. Londres: Kogan Page, 2006. KOLB, D. A. Experiential Learning: Experience as The Source of Learning and Development. New Jersey: Prentice Hall, 1984. KRUTA-BISPO, A. C. A. Proposta de um sistema de aprendizagem à luz da abordagem experiencial: um estudo em cursos de mestrado profissional na área de Administração. 2015.