Resumo

Título do Artigo

DESENVOLVIMENTO CORPORATIVO: UMA ANÁLISE DA GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO NO SEGMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

gamificação
Desenvolvimento Corporativo
aprendizagem

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Marina Leite Vieira Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de administração
2 - Tânia Moura Benevides
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (UNEB) - DCH-I
3 - REGINA MARIA CUNHA LEITE
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA) - Campus Salvador

Reumo

Considerando a realidade de que o capital humano é imprescindível para o subsetor de Edificações, no qual predomina o uso da força de trabalho humana, torna-se necessário dirigir o olhar ao operário, investindo em ações de melhoria da Gestão de Pessoas no canteiro de obra. Os serviços são repetitivos, pouco motivadores para o trabalhador e de difícil controle para o gerente, problemas que podem ser superados com o uso da Gamificação. A técnica é baseada na criação de um jogo lúdico capaz de motivar e treinar por meio do entretenimento e engajar com base na oferta de recompensas.
Frente ao contexto, busca-se responder a seguinte questão de pesquisa: Como a Gamificação influencia no processo de aprendizagem do operário da construção civil acerca dos conteúdos do game? A fim de responder a esse questionamento o presente estudo tem como objetivo geral avaliar a Gamificação como uma ferramenta de desenvolvimento de trabalhadores no contexto da indústria da construção civil, observando a influência na aprendizagem do operário acerca dos conteúdos do game.
O estudo aborda os temas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação Corporativa, sob a ótica da aprendizagem individual e organizacional e a Gamificação, sendo esta última considerada uma ferramenta de TD&E de cunho inovador. Ambos foram utilizados para a pesquisa como embasamento e fonte de evidências.
Este estudo utiliza a estratégia de pesquisa do estudo de caso e as principais etapas foram: Pesquisa Bibliográfica e documental, buscando o entendimento contextual do problema de pesquisa; Pesquisa de Campo, na qual se realizou o acompanhamento da Divulgação e do Treinamento do jogo na obra; Avaliação e Análise dos resultados do treinamento do jogo.
Como resultado final do questionário de verificação da aprendizagem dos operários em relação ao game, tem-se um percentual de acerto das questões de 55%. Foram verificadas lacunas de aprendizagem importantes e que precisam ser preenchidas, porém reconhece-se que o treinamento realizado agregou novos conhecimentos e reforçou aqueles que já foram obtidos. Foram identificadas no decorrer do presente estudo quatro principais variáveis que influenciam na aprendizagem do operário: Interesse em Desenvolvimento Profissional; Motivação para o trabalho; Escolaridade e Suporte Psicossocial.
Por conclusão do presente estudo, entende-se que a Gamificação é, de fato, uma ferramenta que facilita o processo de aprendizagem individual e, consequentemente organizacional, sendo capaz de impactar na mudança de comportamento dos indivíduos por meio das mecânicas de jogos. Portanto, infere-se que os games podem ser utilizados para o Treinamento, Desenvolvimento e Educação Corporativa no contexto da Construção Civil, sendo reconhecidos pelos gestores como capazes de impactar positivamente na dinâmica do canteiro de obras, no qual centrou-se o presente estudo.
Abbad, G., & Borges-Andrade, J. E. (2004). Aprendizagem humana em organizações de trabalho. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 237-275. Alves, F. (2014). Gamification. Como Criar Experiências de Aprendizagem Engajadoras. Um Guia Completo. Do Conceito à Prática. São Paulo, Editora DVS, 1ª edição.