Resumo

Título do Artigo

MECANISMOS DE GOVERNANÇA DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE FUNDADA NOS ACÓRDÃOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU)
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Governança Pública
Mecanismo de Governança
Instituições Federais de Ensino Superior

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Augusto Cezar Moura de Macedo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA)
2 - Janine Daeuble Simões
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa - Escola de Sociologia e Políticas Públicas
3 - Sueli Maria de Araújo Cavalcante
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC
4 - Priscila Araújo Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade - FEAAC
5 - Milton Jarbas Rodrigues Chagas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Reumo

A temática da governança vem surgindo como uma questão central para o desenvolvimento de boas práticas de gestão no setor privado e público. A adoção de tais práticas facilita o acesso a recursos e assegura qualidade da gestão da organização. O Brasil, após a década de 1980, vem demonstrando uma evolução com a institucionalização de mecanismos de controle interno e externo que garantam a boa gestão dos recursos públicos. Apesar desses avanços, o estado brasileiro possui desafios enormes para implementar um sistema de governança que seja capaz de garantir a efetividade das políticas públicas.
O presente estudo pretende responder a seguinte questão: Qual o nível dos mecanismos de governança presente nas Instituições Federais de Ensino Superior – IFES brasileiras?, tendo como objetivo principal: analisar o nível dos mecanismos de governança das Instituições Federais de Ensino Superior – IFES brasileiras e a sua aderência às boas práticas e a legislação em vigor.
As boas práticas de governança são capazes de converter princípios básicos como: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa em recomendações com o fim de preservar o valor econômico da organização. No que tange ao setor público, a crise fiscal dos anos 1980 demandou uma nova organização estatal que precisa ser mais eficiente na alocação dos recursos públicos, não há, portanto, mais espaço para o desperdício do dinheiro público. É este cenário desafiador para a ação estatal que se tornou terreno fértil para se discutir a governança na esfera pública.
O presente estudo apresenta as seguintes características metodológicas: quanto à sua natureza, é aplicada; quanto à abordagem, é qualitativa, em relação aos seus objetivos, é exploratória, quanto aos procedimentos adotados, utiliza pesquisa bibliográfica e documental, usando como fonte de dados secundária os Relatórios de Auditoria (RA) de Fiscalização de Orientação Centralizada (FOC) nas áreas de Governança e Gestão das Aquisições Públicas nos anos de 2015 e 2016, disponíveis no sítio eletrônico do Tribunal de Contas da União.
Realizou-se consulta ao sítio eletrônico do Tribunal de Contas da União como base nos Relatórios de Auditoria (RA) de Fiscalização de Orientação Centralizada nas áreas de Governança e Gestão das Aquisições Públicas nos anos de 2015/2016 que possuíssem como objeto as IFES. Identificou-se, ao final, 11 Acórdãos na base de dados do TCU, que tratam de Governança e Gestão das Aquisições Públicas. As constatações de auditoria foram alocadas nos mecanismos de governança (liderança, estratégia e controle) correspondentes.
Constatou-se, ao final do estudo, que as Instituições de Ensino Superior – IFES brasileiras, que compõem a amostra estudada, apresentam deficiências graves nos três mecanismos de governança (liderança, estratégia e controle), destacando-se a dimensão Controle, carecendo, portanto, de melhorias substanciais em seus sistemas de governança, de forma a garantir a prestação de serviços públicos de forma efetiva.
BRASIL. Tribunal de Contas da União. Referencial básico de governança aplicável a órgãos e entidades da administração pública / Tribunal de Contas da União. Versão 2 - Brasília: TCU, Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, 2014. 80 p. IFAC. International Federation of Accountants. Good governance in the public sector: consultation draft for an international framework, 2013. Disponível em: . Acessado em: 01/01/2017. ______. International Federation of Accountants. Governance in the public s