Resumo

Título do Artigo

OPEN-BOOK ACCOUNTING: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO ACERCA DESTE ARTEFATO GERENCIAL EM PUBLICAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS NO PERÍODO DE 2006 A 2017
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Open-book Accounting
Bibliometria
Gestão Interorganizacional de Custos

Área

Finanças

Tema

Contabilidade

Autores

Nome
1 - ELIANE UTRABO CAMACHO
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - Liberdade
2 - LUCIANA REGINA DA SILVA SOUZA
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - Liberdade
3 - Claudio Parisi
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - Mestrado em Ciências Contábeis

Reumo

O atual ambiente competitivo e globalizado no qual as empresas estão inseridas, exigem que cada vez mais sejam criados elos de relacionamentos através da construção de uma cadeia de valor, visando diferenciar-se para entregar mais valor aos clientes. O open-book accounting surge neste contexto como um artefato para a gestão dos custos interorganizacionais, sendo mencionado na literatura como um dos meios mais importantes na luta para o sucesso nos negócios.
Com foco no estudo do open-book accounting e realizando-se um levantamento bibliométrico, formulou-se o problema de pesquisa: Quais são as características bibliométricas dos artigos publicados nos periódicos nacionais e internacionais sobre open-book accounting, no período de 2006 a 2017? O objetivo é identificar as características bibliométricas dos artigos publicados sobre o open-book accounting, buscando levantar os principais autores, periódicos onde foram publicados, ano de publicação, países onde mais houve produção sobre o assunto e metodologias utilizadas.
Na fundamentação teórica trata-se primeiramente da Gestão Interorganizacional de Custos, um processo cooperativo de gerenciamento de custos, possibilitado através da troca de informações entre os elos de uma cadeia de valor, sendo o open-book accounting um dos meios que possibilitam esta troca de informação. Em seguida trata-se especificamente sobre o open-book accounting e as principais pesquisas realizadas sobre este tema. Por fim, no terceiro subtítulo tem-se a Bibliometria, como ferramenta para medir a produção científica nos mais diversos campos do conhecimento.
A pesquisa é classificada como descritiva, de natureza documental e suportada por revisão bibliográfica (Raupp & Beuren 2003; Gil, 2008). A abordagem dos dados é quantitativa. Realizou-se levantamento documental através de ferramentas de busca de artigos em periódicos, sendo utilizados o “Portal de Periódicos da CAPES”; a “EBSCOhost” e o “Google Scholar”. Os artigos foram selecionados a partir da palavra-chave open-book accounting, ou contabilidade de livros abertos ou a sigla OBA. Foram utilizadas a Lei de Zipf e de Lotka e o monitoramento de redes.
A Turquia é o país com o maior número de publicações, seguida pelo Brasil e Itália. O monitoramento das redes permite visualizar a grande concentração das pesquisas no continente Europeu, e uma visão ampla das ligações entre autores, ano de publicação e países. Os métodos mais utilizados de coleta de dados foram as entrevistas e os estudos de caso. As palavras mais frequentes seguem à Lei de Zipf e grande parte dos autores só publicou um artigo sobre o assunto, sendo condizente com a Lei de Lotka. Por fim, ficou evidenciado que 65% das pesquisas não possuem Teoria de Base explícita.
A baixa quantidade de pesquisas sobre o tema e, em especial a grande concentração dos estudos na Europa, demonstra a importância da exploração de temas pouco pesquisados e a necessidade de se buscar pesquisas internacionais para o desenvolvimento de novos estudos. É necessária a busca por redes internacionais e a utilização de teorias sociais para um contexto mais contemporâneo das pesquisas. O avanço permitido pela revisão bibliométrica, é deixado para estudos futuros acerca do tema, auxiliando futuros pesquisadores para poderem aprofundar suas pesquisas acerca do OBA.
Agndal, H., & Nilsson, U. (2008). Supply chain decision-making supported by an open books policy. International Journal Of Production Economics, 116(1), 154-167. doi:10.1016/j.ijpe.2008.08.038 Kajuter, P., & Kulmala, H. I. (2005). Open-book accounting in networks Potential achievements and reasons for failures. Management Accounting Research, 16(2), 179-204. doi:10.1016/j.mar.2005.01.003 Kulmala, H. I. (2002). Open-book accounting in networks. Liiketaloudellinen Aikakauskirja, 157-180.