Resumo

Título do Artigo

PERFIL DO CONSUMIDOR DE CERVEJAS ARTESANAIS NO BRASIL
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Palavras Chave

Cervejas artesanais
Comportamento do consumidor
Segmentação

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Consumo, Sociedade e Materialismo

Autores

Nome
1 - Gustavo Clemente Valadares
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - Daniel Carvalho de Rezende
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - Isadora Silva Antunes
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4 - Teisa Bustamante Maglioni
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5 - André Luiz Neves
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras-MG

Reumo

Apesar de ter sua fórmula modificada ao longo dos anos, a cerveja é produzida por milhares de anos em todo o mundo. O Brasil é o mercado mais representativo em termos de importância na América do Sul, sendo considerado ainda o país que ocupa a terceira colocação no ranking mundial de países produtores de cerveja, atrás apenas de Estados Unidos e China. Estudos preliminares em países europeus objetivaram traçar um perfil do consumidor de cervejas artesanais. No Brasil, já foram realizadas pesquisas neste sentido, porém apenas localizadas em uma determinada região.
Tendo como base os estudos nacionais e internacionais já realizados até o momento, o estudo procura responder a seguinte questão: Quem é e como se comporta o consumidor brasileiro de cervejas artesanais? Com base nestas informações, o presente estudo tem como objetivo traçar o perfil do consumidor brasileiro de cervejas artesanais, caracterizando seus principais hábitos e influências de consumo, bem como suas preferências por determinados estilos. Além disso, objetiva-se agrupá-los por similaridades de comportamentos, no intuito de segmentar esse mercado emergente.
A fundamentação teórica do estudo está subdividida em 2 etapas. A primeira etapa define cervejas artesanais e seu contexto no mercado mundial e nacional. Nesta etapa ainda são caracterizados os principais estilos de cervejas artesanais utilizados na pesquisa. A segunda etapa trata da segmentação de mercado, abordando seus principais conceitos e a relevância do tema para o estudo do comportamento do consumidor.
Estudo exploratório descritivo, fazendo uso de abordagem analítica quantitativa. A amostragem foi do tipo não probabilística por conveniência. O formulário foi composto por questões demográficas, seguido de questões relacionadas a frequência e hábitos de consumo. A coleta de dados foi realizada em duas etapas, sendo uma física e uma virtual. A coleta física foi realizada em eventos de cerveja artesanal entre os meses de novembro e dezembro de 2016, onde foram entrevistadas 113 pessoas. Na etapa online, foram respondidos 345 questionários, totalizando 458 respondentes.
Os dados resultantes das respostas ao questionário foram compilados em planilha eletrônica e posteriormente exportados para o software estatístico SPSS para a realização das análises estatísticas, cruzamentos e correlações e posteriormente, análise de agrupamento e discriminante, permitindo a identificação dos diferentes agrupamentos de consumidores de cervejas artesanais. Após as análises descritivas e de correlação, procedeu-se uma análise de cluster, com a intenção de se observar grupos com comportamentos semelhantes.
O consumo de cervejas artesanais apresenta alta influência de variáveis demográficas, com destaque para idade, escolaridade, renda e estado civil. A variável sexo se mostrou importante especialmente pelo fato da maioria dos consumidores ser do sexo masculino. Foram identificados dois segmentos de mercado bem distintos: um segmento que apresenta maior consumo e conhecimento, que inclui consumidores mais maduros, de renda e escolaridade mais altas, e um segmento que aparenta ser iniciante no consumo, com níveis de consumo e conhecimento menor.
HOMRICH, A. F. Análise do perfil e das preferências do consumidor de cervejas artesanais em Porto Alegre. 2016. LORENA, M.; ANACLETO, O.; SALUME, P. K. O consumo de cervejas artesanais sob a perspectiva do marketing de experiências. XIX SEMEAD Seminários em Administração. 2016. SPÁČIL, V.; TEICHMANNOVÁ, A. Intergenerational Analysis of Consumer Behaviour on the Beer Market. Procedia - Social and Behavioral Sciences, maio 2016. THOMÉ, K. M. et al. Consumers’ luxury value perception in the Brazilian premium beer market. International Journal of Wine Business Research, nov. 2016.