Resumo

Título do Artigo

Diversidade Sexual nas Organizações e o Homossexual no Ambiente de Trabalho
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Políticas de diversidade
Diversidade sexual
Homossexuais

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Bruno Luís de Oliveira Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO
2 - Marcia Vaclavik
-
3 - Elaine Di Diego Antunes
-

Reumo

Percebe-se, ao longo do tempo, a falta de aceitação das minorias por parte da sociedade, assim chamadas pelo fato de serem grupos sociais que sempre sofreram discriminação e não possuem posição de poder na sociedade. Dentre essas minorias, os homossexuais encontram-se como uma das que mais sofrem, pois se desviam do padrão heteronormativo que é imposto. Por conta disso, faz-se necessária a adoção, no âmbito organizacional, de políticas de diversidade que colaborem para aumentar a inclusão e diminuir o preconceito.
O trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos indivíduos homossexuais acerca da existência e da eficácia das políticas de diversidade aplicadas nas empresas em que trabalham, no que diz respeito ao preconceito contra a sua orientação sexual no ambiente organizacional.
A nossa sociedade, predominantemente machista, patriarcal e conservadora não deixa espaço para que a homossexualidade seja aceita e vista como algo normal e inerente ao ser humano. Uma vez que o preconceito ocorre também no ambiente de trabalho, as organizações se vêm na tarefa de criar políticas que abriguem a diversidade, já que um ambiente plural traz benefícios a todos os atores envolvidos. Ainda, reforça-se que deve haver um forte apoio das áreas de gestão de pessoas e comunicação para que de fato ocorra a inclusão e a aceitação da diversidade.
Foram realizadas 13 entrevistas semiestruturadas, na região metropolitana de Porto Alegre, cujos critérios para a seleção dos entrevistados foram: ser homossexual e estar trabalhando ou já ter trabalhado em alguma organização. O acesso aos entrevistados foi através da rede de contatos dos pesquisadores e do método bola de neve.
A partir da análise das entrevistas, corrobora-se que o preconceito com os homossexuais sempre existiu, inclusive no ambiente de trabalho. Além disso, percebe-se o despreparo dos gestores para lidar com os casos de preconceito. Entretanto, percebe-se um aumento na adoção de políticas de diversidade por parte das organizações para tentar atenuar o preconceito com os homossexuais e melhorar o ambiente de trabalho, para que estes indivíduos se sintam mais acolhidos e não precisem esconder a sua sexualidade com medo de sofrerem represálias e agressões.
Conclui-se que o preconceito contra os homossexuais no ambiente de trabalho ainda existe e é, muitas vezes, naturalizado, em parte pela falta de preparo dos gestores e líderes das organizações. Porém, de acordo com a pesquisa realizada, algumas empresas tem utilizado políticas e práticas para combater a discriminação ou, no mínimo, diminuí-la, incentivando a diversidade, através da criaçãode grupos de apoio, promoção de ações e palestras para orientar e engajar seus funcionários rumo à pluralidade.
FERREIRA, R. C. O gay no ambiente de trabalho: análise dos efeitos de ser gay nas organizações contemporâneas. 126 p. Dissertação de Mestrado – Curso de Administração de Empresas, Universidade de Brasília, 2007. SARAIVA, L. A. S.; IRIGARAY, H. A. R. Políticas de diversidade nas organizações: uma questão de discurso? Revista de Administração Contemporânea, v. 8, n. 4, 2004. SIQUEIRA, M. V. S.; ZAULI-FELLOWS, A. Diversidade e identidade gay nas organizações. Gestão.org, Recife, v. 4, n. 3, p. 70-81, 2006.