Resumo

Título do Artigo

DIFERENÇAS GERACIONAIS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL DE UMA IES: A VISÃO DE DOCENTES E DISCENTES
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Palavras Chave

diversidade
geração
IES

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Genero, Diversidade e Inclusão nas Organizações

Autores

Nome
1 - Janiênis Carine Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios
2 - CINTIA RODRIGUES DE OLIVEIRA MEDEIROS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
3 - Edileusa Godói-de-Sousa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios
4 - Luciana Carvalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN

Reumo

Este artigo apresenta um estudo de caso realizado na Universidade Federal de Uberlândia, com docentes e discentes do curso de Administração da Faculdade de Gestão e Negócios, sobre as diferenças geracionais no ambiente de uma unidade acadêmica. No campo da administração, existe uma considerável produção de estudos sobre diversidade no trabalho, inclusive, sobre gerações, em diferentes contextos. No entanto, as diferenças geracionais entre estudantes e docentes não têm sido alvo de frequente interesse pela academia.
o problema de pesquisa deste trabalho é: como se manifestam as diferenças geracionais no ambiente acadêmico, mais especificamente, considerando estudantes e docentes? Nosso objetivo, com esta pesquisa, é conhecer e analisar as experiências de estudantes e docentes relacionadas com as diferenças geracionais ocorridas no ambiente de uma unidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia. A pesquisa que subsidiou a realização deste estudo pode ser caracterizada como de natureza qualitativa conduzida por meio de uma entrevista aplicada a docentes e discentes.
A revisão da literatura abrange conceitos de diversidade, gestão da diversidade e diversidade geracional, apresentando as características das diferentes gerações. lRosa (2015) estuda como o conceito de trabalho e geração vem sendo retratado pela literatura científica. Em sua pesquisa, a autora faz um levantamento bibliográfico, selecionando teses de doutorado, dissertações de metrado e artigos publicados em revistas. Seu estudo baseia-se nas três definições apontadas por Forquin (2003): genealógica, período de vida e vivência semelhante.
Os procedimentos metodológicos são: pesquisa de abordagem qualitativa, com aplicação de entrevistas a cinco professores e cinco discentes de uma universidade federal. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo. . Buscamos identificar palavras, termos e expressões que pudessem ser associados às categorias pré-estabelecidas, o que foi determinado de forma combinada com o objetivo da pesquisa e o roteiro de entrevista;
Com base na pesquisa de campo realizada, pode-se perceber que existem muitos conflitos geracionais entre docentes e discentes. É natural que existam essas divergências, já que se trata de gerações diferentes que possuem características, valores e crenças diferentes.
Os discentes apontam que os professores devem se atualizar com novos métodos de exposição de conteúdo didático, Por outro lado, os professores apontam que oss estudantes precisam entender que existe uma hierarquia docente/discente em sala de aula. Desse modo, mesmo com o acesso fácil aos professores (e-mail, celular), deve existir um respeito pela figura do docente, visto que ele é a autoridade em sala de aula.
TOMIZAKI, K. Transmitir e herdar: O estudo dos fenômenos educativos em uma perspectiva intergeracional. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 111, p. 327-346, 2010. VEEN, W.; VRAKKING, B. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009. VELOSO, E. F. R. Ideias em debate: É possível negar a existência da geração y no Brasil? Organizações & Sociedade, v. 19, n. 63, p. 745-747, 2012.