Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO: uma análise de estudos recentes
Abrir Arquivo

Palavras Chave

inovação
governo
gestão pública

Área

Administração Pública

Tema

Atendimento ao Cidadão e Prestação de Serviços e Inovação em Gestão Pública

Autores

Nome
1 - Wagner Vilas Boas de Souza
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Programa de Pósgraduação em Administração - PPGA
2 - Nathália de Melo Santos
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - PPGA
3 - Marcos Eustáquio Soares
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - FACE

Reumo

A inovação é analisada sob diferentes tipologias, sendo que as mais estudadas têm sido as seguintes: a) técnica e administrativa; b) incremental e radical, e c) de produto e de processo, dentre outras variações (Salge & Vera, 2012; Sousa et al., 2015). No setor público, De Vries et al. (2016) conduziram uma revisão sistemática da literatura a partir de 181 artigos e livros publicados entre 1990 e 2014.
A presente pesquisa visa a responder a seguinte pergunta: o que foi publicado, entre 2013 e 2017 sobre inovação no setor público nos journals de maior fator de impacto da área de administração pública? Seu objetivo é mapear e analisar a produção científica e o perfil dos referidos periódicos, apontando as agendas de pesquisas recentes e futuras.
A inovação pode ser definida como uma "ideia, prática, ou objeto que é percebido como novo para um indivíduo ou outra unidade de adoção" (Rogers, 2003, p. 11). No setor público, a inovação está atrelada à racionalização dos processos organizacionais e à adoção de modelos de gestão usados pelas organizações privadas, com adaptações (Guimarães, Odelius, Medeiros, & Santana, 2011; Kinder, 2002), buscando, ainda, o enfrentamento de problemas sociais, o aumento da satisfação do cliente e o envolvimento dos cidadãos e de parceiros privados.
Este artigo é uma bibliometria feita a partir de uma análise da produção acadêmica dos seis journals de maior impacto na área de Administração Pública, sendo eles: Governance; Government Information Quarterly; Policy Sciences; Journal Public Administration Research and Theory; Public Administration; e Public Administration Review. As buscas resultaram inicialmente em 66 artigos e, após leitura detalhada dos mesmos, foram selecionados 53 deles.
Do total de artigos selecionados, 47 são teórico-empíricos e a maioria deles se caracteriza como descritivo (87%), com equilibrada divisão entre estudos com abordagem qualitativa (36%) e quantitativa (38%). Quanto ao método de pesquisa, 34% fez uso de surveys, 32% utilizou questionários para coleta de dados e, dos estudos quantitativos, 54% empregou amostragem não-probabilística.
A partir dos estudos analisados foi possível levantar possíveis caminhos de pesquisa, sendo que os mais relevantes apontam para a necessidade de se aprimorar a mensuração da inovação e dos ambientes, estratégias de inovação no setor público, diversidade funcional, liderança, empoderamento dos servidores públicos, políticas de austeridade fiscal, políticas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, variações na implantação do e-government, plataformas colaborativas online, participação social online e governo aberto.
De Vries, H., Bekkers, V., & Tummers, L. (2016). Innovation in the public sector: A systematic review and future research agenda. Public Administration, 94(1), 146–166. http://doi.org/10.1111/padm.12209. Guimarães, T. de A., Odelius, C. C., Medeiros, J. J., & Santana, J. A. V. (2011). Management Innovation at the Brazilian Superior Tribunal of Justice. The American Review of Public Administration, 41(3), 297–312. Rogers, E. M. (1983). Diffusion of innovations. New York Free Press. http://doi.org/citeulike-article-id:126680.