Resumo

Título do Artigo

O CONSUMO DE CRÉDITO COMO EXPRESSÃO DA DÁDIVA SOB A PERSPECTIVA DE IDOSOS DE BAIXA RENDA
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Palavras Chave

Crédito
Dádiva
Idosos

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Consumo, Sociedade e Materialismo

Autores

Nome
1 - Bruno Medeiros Ássimos
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Coração Eucarístico
2 - Gustavo Tomaz de Almeida
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG) - Faculdade de Políticas Públicas
3 - Georgiana Luna Batinga
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Programa de Pós-Graduação em Administração
4 - Marcelo de Rezende Pinto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Coração Eucarístico

Reumo

Vale contextualizar que o consumo de crédito possui relação direta com o Marketing, haja vista que o indivíduo está costurado em sociedades de consumo também com base na oferta de crédito. Os principais avanços acadêmicos demonstram o crédito como um componente-chave carregado de aspectos culturais que podem gerar um sentimento de liberdade ou aprisionamento no consumidor. É pelo prisma do idoso de baixa renda que este trabalho pretende vislumbrar o consumo de crédito sob uma perspectiva cultural, associada ao sistema de dádivas proposto por Mauss (2003).
Este trabalho assume como pergunta de pesquisa: Como o consumo de crédito se expressa como dádiva, ao se analisar a perspectiva de idosos de baixa renda? Para esta tarefa, os seguintes objetivos específicos foram assumidos: (1) compreender o papel que alguns idosos de baixa renda podem assumir no mercado de crédito; (2) assimilar o que estes idosos esperam como devolutiva das relações sociais em um contexto em que se inserem como tomadores de crédito; e por fim, (3) entender os impactos da tomada de crédito para terceiros por esses idosos.
A fundamentação teórica se fundamenta em dois pilares. O primeiro discute o ciclo da dádiva e o consumo simbólico do crédito na cultura brasileira. A dádiva se constrói pelo princípio do dar, receber e retribuir, que lança vida própria à circulação de bens, pessoas e sentimentos associados ao processo. O laço social é a noção anterior a própria produção e reprodução de bens. O segundo pilar tem lastro no debate sobre o consumo de crédito, a baixa renda e o idoso. A discussão se baseia na premissa de que aliando estes tópicos, é possível notar o impactos cultural do crédito no mercado.
A pesquisa foi desenvolvida em uma cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, em um projeto social mantido pelo poder público municipal. Como abordagem, a pesquisa fez uso de procedimentos etnográficos de observação participante e entrevista. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram os diários de campo e a entrevista em profundidade individual com roteiro semiestruturado, conduzida no local das atividades do projeto social. Para análise dos dados coletados, utilizou-se a análise textual discursiva.
A partir da discussão proposta, foi possível notar que estes idosos possuem muito orgulho ao falarem dos pagamentos em dia. A dádiva abarca não só a objetividade do ato de pagar. Ela vai mais fundo, penetra sobre o subjetivo, transformando algo singular e único, os afetos, os laços, as emoções, em algo palpável como o empréstimo do nome. O nome é doado com afeto, como parte de alguém, é a doação de parte de alguém. A consequência imediata de ficar inadimplente é o aspecto prático de não poder comprar um bem a crédito.
No ciclo relacional desses idosos, o ato de doar, receber e retribuir nem sempre é o laço que se faz entre doador e donatário, isso porque: a dádiva é vivida em comunidade, seus efeitos são anunciados, a quebra de qualquer parte do ciclo representa um ato contra a própria comunidade e não apenas com o idoso prejudicado. Essas pessoas se unem para ter acesso a um mercado de crédito exigente, que não é justo com todos. Elas precisam estar unidas em suas vulnerabilidades, pobres, idosos, desempregados, doentes ou qualquer que seja o elemento que diminua seu poder de acesso ao crédito.
Mauss, M. (2003). Ensaio Sobre a Dádiva, Forma e Razão da Troca nas Sociedades Arcaicas. In: Mauss, M. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify. McCracken, G. (2003). Cultura e Consumo. Rio de Janeiro: Mauad. Moschis, G. P., Mosteller, J., & Fatt, C. K. (2011). Research Frontiers on Older Consumers' Vulnerability. Journal of Consumer Affairs, 45(3), pp. 467-491. Vizeu, F. (2009). Contribuições da Sociologia da Dádiva aos Estudos sobre Organizações Substantivas. O & S, 16(50), pp. 409-427.