Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DOS YOUTUBERS SOBRE AS PRÁTICAS DE CONSUMO
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Palavras Chave

Práticas de Consumo
Influência dos youtubers
Comportamento do Consumidor

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Consumo, Sociedade e Materialismo

Autores

Nome
1 - Juliana dos Santos Barbosa
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO (PIO XII) - Cariacica
2 - Janaina Dandara Rodrigues
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO (PIO XII) - Cariacica
3 - Jarley Boldi Costa
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO (PIO XII) - Cariacica
4 - Neidy Christo
FACULDADE FUCAPE (FUCAPE) - Vitória
5 - JOCELINO ANTONIO DEMUNER
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO (PIO XII) - Administração

Reumo

A internet está modificando a forma de interação das pessoas com empresas e também o como as empresas relacionam-se entre si. Ela surgiu diante de uma nova realidade de mercado, como uma importante ferramenta de auxílio na troca de informações de consumidores para empresas, empresas para consumidores, consumidores para consumidores, empresas para empresas entre outros. Dentre os milhares de sites atualmente disponíveis na internet destaca-se o YouTube, considerado uma ferramenta valiosa, que usada de maneira adequada, pode ajudar diversas organizações a alcançar novos públicos.
O objetivo deste estudo foi verificar se existe uma influência dos youtubers - pessoas anônimas que conquistaram fama e prestígio por meio do YouTube - na decisão de compra dos consumidores que os seguem, referente ao segmento da beleza.
Observa-se que as motivações para assistir vídeos na internet, diante das novas tecnologias que avançam a cada dia, estão direcionando cada vez mais usuários para este veículo de comunicação. Percebe-se que ao analisar as práticas de consumo dos espectadores pesquisados, por meio dos comentários nos vídeos postados por eles, pode-se oferecer para as empresas oportunidades de divulgação de suas marcas por meio do YouTube. Portanto, identificar por meio de um estudo se os youtubers realmente influenciam na tomada de decisão de compras de seus espectadores, torna-se significativamente relevante.
Foi realizada a coleta de dados em uma abordagem quantitativa, estruturada onde foi feito o uso de um um questionário. Este foi aplicado junto a 164 respondentes brasileiros, do sexo feminino e masculino que afirmam assistir vídeos no YouTube. Após coleta, foi realizada a caracterização da amostra e e foram usados dois métodos estatísticos: a análise de variância (ANOVA) e a regressão linear múltipla, de modo a responder o objetivo da pesquisa. A utilização desta técnica visou uma maior compreensão do comportamento dos youtubers e de seus seguidores.
O resultado da ANOVA indicou modelo bem ajustado com estatística F significante, R2 ajustado de 53.14% e todas as variáveis significativas a 5%. Já a regressão indicou um R2 ajustado de 52%, com as variáveis quantidade de youtubers, flexibilidade nas informações, influência dos comentários e facilidade de acesso significativas a 5%. Das cinco variáveis independentes, somente uma não apresentou valor significativo (segurança das informações).
Com base nos resultados é possível inferir que existe realmente uma influência dos youtubers na decisão de compra dos consumidores que os seguem, referente ao segmento da beleza e essa influência é capaz de levar os usuários a comprarem os produtos simplesmente porque foram indicados por seus youtubers. Diante disso, cabe ressaltar que os youtubers de beleza tornaram-se uma importante fonte de informação para os consumidores do mercado em destaque. Eles tornaram-se formadores de opinião e o internauta consome as notícias sob o ponto de vista do youtuber.
As principais referências bibliográficas foram: Almeida; Cruz, 2008; Motta; Bittencourt; Viana; 2014; Moura; 2016; Terra; 2012; Werneck; Cruz; 2009; dentre outros.