Resumo

Título do Artigo

PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DE UM FRAMEWORK PARA ANÁLISE DE ECOSSISTEMAS DE DADOS ABERTOS GOVERNAMENTAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ecossistema de Dados Abertos Governamentais
Intermediários de Dados
Criação de Valor nos Dados Abertos Governamentais

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - Edson Carlos Germano
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração
2 - Nicolau Reinhard
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração

Reumo

Um Ecossistema de Dados Abertos Governamentais (DAG) e a representação de atores, fluxos de informações ou recursos financeiros, regras e políticas que regem a governança do ambiente onde o principal recurso para o estabelecimento dessa dinâmica são os Dados Abertos Governamentais, envolvendo as atividades desde a produção do dado em formato aberto até o seu consumo como produto ou serviço por um usuário.
O estudo focou sua investigação na pesquisa bibliográfica de definições e teorias que pudessem colaborar para a construção de um framework de análise de Ecossistemas de DAG considerando fatores que podem influenciar na sustentabilidade econômica e social desse ecossistema. Para tal, o objetivo deste estudo é descrever os atores, seus papéis e a estrutura do ecossistema (DIGA; MAY, 2016), identificando também as variáveis, regras e fatores que podem influenciar esse ecossistema.
Na revisão teórica são apresentados conceitos teóricos para a proposição do framework de análise de Ecossistema de DAG, como o conceito e atuação de intermediários, a utilização do termo ecossistema para ambientes de TIC, estudos sobre a cadeia de valor dos DAG, seus atores e como valor é gerado ao longo das atividades da cadeia e como a governança desse ecossistema poderia ser realizada.
O estudo foi realizado através de pesquisas bibliográficas para a construção de um framework seguindo as etapas propostas por Jabareen (2009), o qual se baseia na grounded theory. Foram selecionados conceitos e estudos que trataram de problemas vinculados aos temas: cadeia de valor para os DAG, ecossistemas de TIC, meta-organizações e governança de ecossistemas de TIC.
Com os conceitos selecionados para a construção do framework de análise de Ecossistemas de DAG será possível contribuir para uma análise e compreensão da governança necessária para a construção e sustentabilidade de ecossistemas de DAG de forma que a sociedade possa obter maior proveito na utilização destas informações, bem como os recursos governamentais (alocados nestes projetos) sejam utilizados com maior eficiência, visando à maximização dos resultados.
Espera-se que o framework proposto sirva como referencial de estudos futuros que busquem compreender, por exemplo, quais são as condições para a criação e manutenção de um ecossistema de DAG econômica e socialmente sustentável? O ainda quais são os fatores que afetam a criação e manutenção de um ecossistema formado por produtores, intermediários e usuários, onde valor agregado é adicionado aos DAG ao longo das atividades da cadeia gerando fluxo de informação, produtos, serviços e recursos financeiros.
DIGA, K.; MAY, J. The ICT Ecosystem: The Application, Usefulness, and Future of an Evolving Concept. Information Technology for Development, v. 22, n. sup1, p. 1–6, 2016. Disponível em: . JABAREEN, Y. Building a Conceptual Framework : Philosophy , Definitions , and Procedure. International Journal of Qualitative Methods, v. 8, n. 4, p. 49–62, 2009. Disponível em: .