Resumo

Título do Artigo

O Caminho do Produto, da Empresa ao Consumidor: Aspectos teóricos e bibliométricos sobre Canais de Marketing
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Palavras Chave

Canais de Marketing
Canais de Distribuição
Bibliometria

Área

Marketing e Gestão

Tema

Serviços, Varejo, Franquias e B2B

Autores

Nome
1 - Tatiana Ferrara Barros
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Fea
2 - Eduardo Roque Mangini
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA
3 - MARCOS CORTEZ CAMPOMAR
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA

Reumo

Os canais de distribuição estão em constante evolução e por este motivo estão ganhando destaque na literatura. Watson, Worm, Palmatier, & Ganesan, (2015) afirmam que na última década a publicação sobre canais de marketing cresceu 150%. As mudanças tecnológicas e desafios relacionados a distribuição podem ter contribuído para este crescimento.A importância da literatura relacionada a canais de distribuição pode ser averiguada na publicação da edição especial do Journal of Retailing (2015) intitulada Past, Present, and Future of Marketing Channels .
A partir da importância do tema tem-se a seguinte pergunta de pesquisa: “em que base tem sido construída a relação entre canais de marketing e relacionamentos entre os membros?” e para responder a essa questão, este artigo apresenta como objetivo a avaliação dos possíveis avanços e as publicações acadêmicas nos últimos anos utilizando o método bibliométrico.
Os canais de marketing também chamados de canais de distribuição, são definidos como “rotas de mercado utilizadas para vender produtos e serviços que consumidores e compradores de empresas adquirem em todo o mundo” (Coughlan, Anderson, Stern, & El-ansary, 2012). Já, para (Rosenbloom, 2008) os canais de marketing são definidos como “ a organização contatual externa que a administração opera para alcançar seus objetivos de distribuição”.
O método de pesquisa empregado neste artigo foi a bibliometria, que tem por fundamento o uso de base de dados bibliográficos (Ruas & Pereira, 2014). Por sua vez, abrange coleção digital com informações sobre o que foi publicado, quem publicou e onde foi publicado. Araújo e Alvarenga (2011) comentam que esse tem papel de destaque na análise da produção científica devido à apresentação de indicadores que retratam o comportamento e desenvolvimento de uma área específica do conhecimento.
A partir do emprego das palavras-chave, com recorte temporal de 1980 a 2016, aliado ao uso de filtro para artigos e revisão, bem como para negócios e ciências sociais, a pesquisa na base de dados do Web of Science resultou em 289 artigos.Para a análise de grupos de co-citação, foram utilizados os softwares Citnet e VosViewer. O software Citnet, precursor do VosViewer apresenta uma relação de autores cujos trabalhos e pesquisas serviram de base para o desenvolvimento dos modelos de canais de marketing. Com o uso do SPSS 22 procedeu-se a (AFE) para avaliar os 289 artigos
O objetivo principal do trabalho consistiu em avaliar os principais autores, periódicos bem como análise temporal de publicações referente ao tema Canais de marketing. O interesse no tema é crescente devido a busca do entendimento de canais que podem gerar lucratividade nas operações e alavancar financeiramente as empresas. Como contribuição acadêmica, o artigo proporciona uma visão do uso de softwares e do método bibliométrico e em âmbito gerencial relaciona os principais pontos de atenção que uma empresa deva focar para conseguir vantagem competitiva.
Araújo, C. A. (2006). Bibliometria: evolução história e questões atuais. Em Questão, 12(1), 11–32.. Araújo, R. F., & Alvarenga, L. (2011). A bibliometria na pesquisa científica da pós-graduação brasileira de 1987 a 2007. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia E Ciência Da Informação, 16(31), 51–70. Giovanni, P. De. (2016). Coordination in a distribution channel with decisions on the nature of incentives and share-dependency on pricing. Journal of the Operational Research Society, 1–16.