Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DO POSICIONAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO NA SIDERURGIA E METALURGIA EM PERÍODOS DE CRISE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

POSICIONAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO
SIDERURGIA E METALURGIA
CRISE

Área

Finanças

Tema

Contabilidade

Autores

Nome
1 - Luana Sara Bizatto
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - PPGCC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
2 - Nelson Hein
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
3 - Adriana Kroenke
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

Reumo

Um fator importante nas situações de crise evidenciadas pelas empresas, trata-se do planejamento futuro sobre o posicionamento dessas empresas (Lombardi, Bertoni, Nozawa, Grandi & Bellato, 2010). Umas das maneiras de estratégias consiste em avaliar indicadores econômico-financeiros, para melhor compreender o desempenho empresarial (Ferreira Duarte & Lamounier, 2007). Especificamente na Siderurgia e Metalurgia, segundo The Economist (2016), há uma crise mundial devido ao crescimento da produção siderúrgica chinesa, ocasionando uma redução na produção latino-americana de aço.
A questão de pesquisa é: Qual o posicionamento econômico-financeiro das empresas da Siderurgia e Metalurgia listadas na BM&FBovespa no período de 2008 à 2015? Desta forma, o objetivo da pesquisa é verificar qual o posicionamento econômico-financeiro das empresas da Siderurgia e Metalurgia listadas na BM&FBovespa entre 2008 à 2015. O ano de 2008 é selecionado como o início para fins de análise, com o intuito de analisar os posicionamentos conforme as consequências advindas da crise econômica em anos posteriores a este ano.
A crise mundial teve consequências negativas à Ferbasa e a Usiminas. Em relação a crise da Europa em 2011, trouxe prejuízos a Mangels e Fibam, e a crise econômica do país, atingiu Usiminas e Tekno, conforme Valor Econômico, Revista EXAME e relatório de administração. Assim, o desempenho empresarial pode ser alterado em período de crise (Miras, Escobar & Carrasco, 2013). Para analisar o desempenho, utiliza-se um conjunto de indicadores econômico-financeiros relevantes ao setor (Fuenmayor & Angulo, 2008) para indicar a situação econômica e financeira empresarial (Rodríguez & Gutiérrez, 2011).
Utiliza-se a Lógica Paraconsistente como metodologia para evidenciar os grau de evidência favorável e desfavroável e estabelecer os posicionamentos, a qual está alicerçada em fundamentação científica e critérios lógicos, e que considera inconsistências. Uma das justificativas para seu uso é devido a métodos multicritério como AHP serem limitados quando há inconsistências (Carvalho, Brunstein & Abe, 2004) Já o ranking das empresas na Siderurgia e Metalurgia é por meio do método TOPSIS (Technique for Order of Preference by Similarity to Ideal Solution) desenvolvido por Hwang e Yoon (1981).
A Ferbasa passa da segunda posição em 2008 para a nona posição em 2009 no período de crise mundial. No período de 2008 à 2013, a Tekno tem primeira posição, contudo no ano de 2014 à 2015 passa a quarta e sétima posições respectivamente. A Usiminas tem diminuição em sua posição conforme os anos, em que em 2008 está em quarta posição, passando para a quinta em 2009 e 2010, sétima em 2011, oitava em 2012 e 2013, e última em 2014 e 2015. A Mangels tem nona e última posição em quase todos os anos e a Fibam, na crise européia, tem uma perda de posição em 2010, 2011 e 2012.
Pode-se afirmar que o posicionamento econômico-financeiro das empresas da Siderurgia e Metalurgia com desempenho reduzido, devido crise mundial e do país, é alterado consideravelmente. Estes resultados reforçam a importância de novas estratégias para este subsetor em períodos de crise, com a finalidade de manter ou melhorar a saúde financeira nestas circunstâncias. Além disso, essas evidências também mostram que a Lógica Paraconsistente pode ser aplicável à área da contabilidade, e mais especificamente à contabilidade financeira toda vez que o setor de investigação das empresas é especificado
Carvalho, F. R. de, Brunstein, I., & Abe, J. M. (2004). Paraconsistent Annotated Logic in Viability Analysis: an Approach to Product Launching. In D. M. Dubois (Ed.), AIP Conference Proceedings. Sacramento, California. Rodríguez, G. B. R.; Gutiérrez, A. C. R. (2011). Estrategias en la organización administrativa, análisis e interpretación a los estados financieros del almacén “detalles” de la ciudad de loja, en los periodos económicos 2008-2009. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidad Nacional de Loja, Loja.