Resumo

Título do Artigo

QUALIDADE DOS ACCRUALS E AVALIAÇÃO DE EMPRESAS: Uma Análise da Relevância da Qualidade Sobre o Valor
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Qualidade dos Acrruals
Avaliação de Empresas
Regressão Quantílica

Área

Finanças

Tema

Contabilidade

Autores

Nome
1 - Kallyse Priscila Soares de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGCC
2 - Luiz Renato Regis de Oliveira Lima
-
3 - Orleans Silva Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGCC/UFPB

Reumo

O foco do presente estudo é identificar a porção discricionária por meio da qualidade dos accruals, e testar a relevância dessa variável no mercado de ações, quando adicionada ao modelo de (Ohlson, 1995), que traz relevância da informação financeira sobre o preço das ações. Essa importância é dada pela preocupação com a forma como esta informação pode ou não ser relevante para explicar o preço das ações das empresas, buscando um dos principais objetivos da informação financeira, a qual é encontrar evidências de que a contabilidade é relevante para as decisões de valorização dos investidores.
A presente pesquisa levanta o seguinte questionamento: Qual é o reflexo da qualidade dos accruals no processo de avaliação de empresas, considerando uma análise baseada nas diferentes características das empresas? Como objetivo geral a pesquisa analisou o reflexo da qualidade dos accruals, a fim de identificar o value relevance, no processo de avaliação de empresas nas empresas brasileiras de capital aberto no período de 2010 a 2015.
Como fundamentação teórica a presente pesquisa buscou explicar a qualidade dos accruals, (Dechow & Dichev, 2002) e o processo de avaliação de empresa (Ohlson, 1995). Pode-se relacionar a qualidade dos accruals como uma das proxies de qualidade dos resultados, que podem afetar os retornos das ações, podendo apresentar comportamentos diferentes se o gestor gerenciar ou não os resultados. O modelo de Ohlson (1995), na sua essência reflete o valor da empresa no valor do investimento líquido e o valor presente do período de benefícios, que reúne os ativos líquidos, (Durán-Vázquez et al., 2012).
A pesquisa foi dividida em duas partes, a primeira consistiu em estimar a variável qualidade dos accruals, modelo Dechow e Dichev (2002) via regressão pelo método dos quadrados ordinários e pelo método de regressão quantílica, no intuito de analisar qual dos métodos geravam menores resíduos estimados, devido a característica dos dados. Na segunda parte da pesquisa buscou analisar o value relevance da inclusão da variável qualidade dos accruals no modelo de Ohlson (1995), em um conjunto de 2314 observações com dados anuais em empresas brasileiras de capital aberto no período de 2010 a 2015.
Os resultados apontaram que as estimações da variável qualidade dos accruals via regressão pelo método dos quadrados ordinários, geram maiores resíduos que por meio de regressão quantílica, devido às características dos dados e ao ambiente do mercado acionário. Quanto ao value relevance da variável qualidade dos accruals, a mesma só torna-se significativa no quantil 75, mostrando que quanto menor o resíduo do modelo de Dechow e Dichev (2002), maior a qualidade dos accruals e melhor as empresas são precificadas, entretanto só é significativa em empresas com maiores valores de mercado.
Diante dos resultados, o questionamento e o objetivo propostos foram alcançados, verifica-se que existe diferença na estimação da variável qualidade dos accruals quando calculada por meio do método dos quadrados ordinários e por via regressão quantílica, sendo que esta última se apresentou mais robusta. As variáveis do modelo original de Ohlson, mostraram-se significantes. Com relação ao value relevance da variável estudada, ela só impacta para empresas com maiores valores de mercado, mostrando que empresas com melhores qualidades dos accruals são melhores precificadas no mercado analisado.
Dechow, P., & Dichev, I. D. (2002). The Quality of Accruals and Earings: The Role of Accruals Estimation Errors. The Accounting Review, 77(2002), 35–59. Durán-Vázquez, R., Lorenzo-Valdés, A., & Martín-Reyna, J. M. S. (2012). Relevance of Discretionary Accruals Information ( DAI ) in Ohlson model: the case of Mexico. Journal of Entrepreneurship, Management and Innovation (JEMI), 8(3), 21–34. Li, T., Sun, L., & Zou, L. (2009). State ownership and corporate performance: A quantile regression analysis of Chinese listed companies. China Economic Review, 20(4), 703–716.