Resumo

Título do Artigo

TÉCNICAS DE DESIGN FOR ENVIRONMENT NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DA INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO DE MODA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Design for Environment
Ecodesign
Vestuário de Moda

Área

Operações

Tema

Gestão de Operações Sustentáveis

Autores

Nome
1 - PAULO HENRIQUE DE CASTRO
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Fea/Usp
2 - Rita de Cássia Lopes Moro
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - EACH
3 - Paulo Tromboni de Souza Nascimento
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração

Reumo

A indústria da moda tem grande potencial de reutilização e reciclagem, possibilitando ampliar a vida útil adicional para o produto, o qual foi diminuído pelo padrão de velocidade de reposição imposto pelo modelo fast fashion. Com um enfoque diferente, têm-se outros conceitos pelos quais agregam ética, aspectos sociais e ambientais no modelo de negócio, como o slow fashion. Identificar as estratégias de eco design que estão sendo utilizadas no setor têxtil, se torna de grande importância, tendo em vista que esse setor possui grande representatividade mundial, sendo o segundo setor de consumo.
O presenta artigo pretende identificar na literatura quais são as técnicas de design for environment, estudadas e como elas estão sendo integradas no processo de produção do vestuário de moda. Como objetivo, tem-se: compreender e criar quadros que possibilitem identificar os autores e assuntos que abordam as respectivas técnicas em relação às estratégias identificadas na literatura, das principais bases de dados internacionais e nacionais.
O design for environment foi criado em 1992, em resposta as preocupações em incorporar ações ambientais nos produtos e processos. O conceito de design for environment aborda todo o ciclo de vida do produto, desde a escolha das matérias-primas, fabricação, distribuição, uso e final de vida (HERSKIND; SIDELMANN, 2013). É válido ressaltar que o DFE pode ser denominado pela literatura como ecodesign (CASTRO; ROZENFELD, 2014; HAUSCHILD; JESWIE; ALTINGL, 2004). O design for environment, também se destaca no setor têxtil como modelo de gestão (FLETCHER, 2010; GWILT, 2012).
O presente estudo teve abordagem qualitativa, utilizando como método a análise sistemática de literatura. Para análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo (BARNIN, 1997). As etapas da metodologia foram: definição de termos teóricos, definição das palavras chaves, busca dos artigos nas principais bases de dados (nacional e internacional), leitura prévia dos artigos, categorização dos artigos (conforme o modelo de Gwilt, 2014), leitura e análise do conteúdo integral dos artigos.
Na primeira fase do ciclo de vida, desenvolvimento do produto, encontra-se o maior número de publicações. Dentre as principais técnicas presentes na literatura, destacam-se aquelas direcionadas para o design pelo baixo impacto socioambiental dos materiais. Moon, et al. (2013) conduziram um estudo na Coreia do Sul e apresentaram técnicas de design pelo uso eficiente de materiais e serviços. É possível encontrar estudos que contemplam o ciclo de vida de forma holística, ou seja, sugerem técnicas e estratégias para todas as fases do produto.
Os resultados e discussão apresentados neste artigo forneceram uma visão geral do estado da arte do DfE na indústria têxtil. Dessa forma, podem ser utilizados como base para futuras pesquisas, sobretudo àquelas objetivando preencher as lacunas da literatura, apresentadas neste trabalho. Como contribuição gerencial, é possível que designers de moda encontrem neste trabalho uma síntese das principais técnicas para inserir a sustentabilidade nos produtos. Seriam adequados novos estudos com orientações para as fases de produção, distribuição e uso.
ROUSSEAUX, Patrick et al. “Eco-tool-seeker”: A new and unique business guide for choosing ecodesign tools. Journal of Cleaner Production, v. 151, p. 546-577, 2017. LUTTROPP, Conrad; LAGERSTEDT, Jessica. Ecodesign and The Ten Golden Rules: generic advice for merging environmental aspects into product development. Journal of Cleaner Production, v. 14, n. 15, p. 1396-1408, 2006. JIN GAM, Hae et al. Application of design for disassembly in men's jacket: A study on sustainable apparel design. International Journal of Clothing Science and Technology, v. 23, n. 2/3, p. 83-94, 2011.