Resumo

Título do Artigo

Paradoxos da Comunicação Móvel: A relação Smartphone-Docentes de Instituições Federais do Brasil
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Palavras Chave

Comunicação Móvel
Paradoxos
Smartphones

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - Martiele Gonçalves Moreira
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento - RS
2 - Kathiane Benedetti Corso
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento
3 - Marina Valim Bandeira
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento

Reumo

Diante do novo contexto organizacional, com o acúmulo de horas de trabalho e com exigências por desempenho cada vez maiores, tornou-se comum organizações usarem das novas tecnologias de informação e comunicação para apoiar tantos processos. Ao mesmo tempo em que as tecnologias trazem melhorias, elas criam paradoxos sociais que desafiam as pessoas na esfera pessoal e profissional. Pode- se dizer que quando algo é paradoxal, as condições ambíguas podem mudar constantemente que levam o indivíduo a identificar sentimentos ou opiniões contrárias ao mesmo tempo.
Problema: compreender o papel efetivo destas tecnologias no cotidiano de trabalho dos usuários, vistas as dualidades e conflitos oriundos do seu uso. Objetivo: identificar os paradoxos existentes no relacionamento entre smartphone-docente das Instituições Federais do Brasil.
O referencial teórico está dividido em: Tecnologia de informação móvel e sem fio: a ascensão do smartphone – aborda conceitos sobre as TIMs, portabilidade e trabalho nômade. Paradoxos do Uso de Tecnologias Móveis – resgate dos trabalhos que estudam a questão dos paradoxos com a construção de uma tabela explicativa.
Pesquisa de abordagem quantitativa e caráter descritivo. Método Survey com aplicação do questionário elaborado com base nos autores Mick e Fournier (1998), Jarvenpaa e Lang (2005), Mazmanian, Orlikowski e Yates (2006) e Sorensen (2011). Os questionários foram enviados por email para 26.062 docentes, obtendo-se 525 respostas de todas as regiões do Brasil. Após, realizou-se o teste t que avalia a significância estatística da diferença entre duas médias amostrais
Os usuários da tecnologia móvel, já possuíram mais de um celular e os utilizam há 5 anos ou mais. Importam-se primeiramente com o valor do aparelho na hora da compra, e os compram para fins do trabalho e por lazer. Utilizam-no para conversas com amigos, trocar emails e para acessar as redes sociais. Quanto à questão dos paradoxos pode-se identificar que os docentes federais do Brasil, apontam a existência de um paradoxo, sendo ele, Colaboração Fluída X Colaboração Limitada, que até então não tinha sido suportado em outros estudos conceituados da área.
com a identificação de um paradoxo que envolve a colaboração do indivíduo através do uso do smartphone, pode-se inferir que o aparelho inteligente está totalmente integrado ao dia a dia dos seus usuários. Sendo que estes acabam não percebendo o ato de colaborar em atividades de grupo utilizando de uma ferramenta tecnológica e móvel, fazendo isso de forma espontânea
HAIR, J. F., et. al. (2005). Análise Multivariada de Dados. Porto Alegre: Bookman. JARVENPAA, S., LANG, K. (2005). Managing the Paradoxes os Mobile Technology. Information Systems Management. MAZMANIAN, M., ORLIKOWSKI, W., YATES, J. (2006). Crackberrys: exploring the social implications of ubiquitous wireless e-mail devices. Proceedings of the EGOS. MICK, D., FOURNIER, S. (1998). Paradoxes of Technology: consumer cognizance, emotions and coping strategies. Journal of Consumer Research, 25(20), 123-143 SORENSEN, C. (2014). Enterprise Mobility