Resumo

Título do Artigo

A HERANÇA FAMILIAR E O RENDIMENTO ACADÊMICO: A relação entre os capitais herdados e o rendimento acadêmico no ENADE 2015
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Herança familiar
ENADE
Sociologia Bourdieusiana

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - natalia da silva malagutti santos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - CESA
2 - Camila Cristina Ferreira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - CESA
3 - Thiago Spiri Ferreira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - Londrina

Reumo

O ensino universitário tem crescido a cada ano que passa, e uma forma de medir a qualidade do ensino superior é o ENADE, exame que tem como proposito avaliar o rendimento acadêmico dos estudantes.Para o sociólogo Bourdieu existe um conjunto de bens culturais e materiais que são herdados pelos agentes, que podem influenciar na escola. Devido a isso analisa-se neste estudo se o rendimento acadêmico pode ser influenciado por variáveis advindas do grupo familiar.
O problema de pesquisa deste estudo tem como problemática verificar se a herança familiar é capaz de influenciar no rendimento acadêmico dos estudantes de administração. Para responder a esta pergunta analisou-se as notas obtidas pelos estudantes que realizaram o ENADE/2015 relacionando-as com variáveis extraídas do questionário socioeconômico que os estudantes respondem ao realizar a prova com o objetivo de se identificar se as variáveis analisadas influenciam ou não no rendimento acadêmico.
A fundamentação teórica deste estudo aborda os seguintes tópicos de discussão: A HERANÇA FAMILIAR À LUZ DE BOURDIEU, ENADE E RENDIMENTO ACADÊMICO e um capítulo de REVISÃO EMPÍRICA. O estudo procura relacionar a herança familiar para Bourdieu com o rendimento acadêmico alcançado no ENADE por estudantes de administração. A revisão empírica serve de suporte para apresentar trabalhos similares que foram realizados anteriormente.
A pesquisa trata-se um estudo quantitativo. Quanto a natureza é classificada como descritiva-explicativa, pois pretende descrever os fatos de determinada realidade e também identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. A população do estudo é estudantes que fizeram o ENADE/2015 recortando como amostra estudantes de administração. Realizou-se um cruzamento de dados descritivos, por tratar de variáveis de caráteres. As variáveis extraídas foram relacionadas com o rendimento acadêmico do estudante.
Realizou o cruzamento dos dados para levantar informações sobre herança familiar na influência das notas dos alunos de Administração, as variáveis selecionadas foram: questão 04 escolaridade dos pais, questão 05 – escolaridade da mãe, questão 08 – Renda familiar, questão 09 – descreve a situação financeira, questão 17 - tipo de escola frequentada no ensino médio, questão 19 – quem lhe deu o maior incentivo para cursar graduação, e a questão 21 - Alguém em sua família concluiu um curso superior.
O resultado alcançado demonstra que a teoria de Bourdieu possui coerência quando menciona o capital cultural, como significante no crescimento, e na socialização. Isso foi constatado na investigação feita nesta pesquisa, onde mostra que na medida em que a escolaridade dos pais e a renda familiar aumenta, a média da nota do aluno também aumenta. Esse aumento decorre do estímulo que a família proporciona e também do tempo de dedicação que o aluno possui para os estudos.
Lança, Luã Augusto da Silva. PIERRE BOURDIEU E O CAPITAL CULTURAL: Breve análise estatística sobre a educação brasileira no Século XX. Disponível em: < http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/viewFile/9189/7676>. Acesso em 24 de fevereiro de 2017. SCHWARTZMAN, S. O enigma do ENADE. Disponível em: . Acesso em: 25 de fevereiro de 2017 BOURDIEU, P.; The Forms of Capital. In: Mark Granovetter; Richardson Swedberg (Ed); the sociology of economic life. 3ª ed. Boulder, CO: Westview Press, 2011.