Resumo

Título do Artigo

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL COMO PROCESSO QUE PERMITE O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES DINÂMICAS
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Palavras Chave

Aprendizagem
Competências Organizacionais
Capacidades Dinâmicas

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva Baseada em Recursos

Autores

Nome
1 - Bruna Brandt de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós-graduação em Administração
2 - Simone Alves Pacheco de Campos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós Graduação em Administração

Reumo

As organizações enfrentam ambientes em constante mudança e intensa competição, sendo necessárias ações para o aperfeiçoamento dos colabores. Então, a aprendizagem surge como diferencial de competitividade que auxilia a organização a promover inovações e mudanças. A aprendizagem, juntamente com a análise de resultados e de informações serve como alicerce para competência organizacional. Seguindo esse viés, competência organizacional se relaciona à capacidade da empresa para desenvolver estratégias flexíveis que possibilitam coordenar e redistribuir recursos e atividades (capacidade dinâmica).
Este estudo constitui-se em um ensaio teórico, construído a partir do seguinte argumento central: “A aprendizagem organizacional como processo que permite o desenvolvimento das capacidades dinâmicas”. Portanto, para explicar tal concepção é fundamental traçar uma linha de entendimento que parte da conceituação da aprendizagem individual, perpassando pela aprendizagem organizacional que se relaciona com as competências organizacionais, que está interligada diretamente nas capacidades dinâmicas.
Kim (1998) conceitua aprendizagem individual e organizacional a partir da relação entre o ciclo OADI (Observar; Avaliar; Projetar; Implementar) e os Modelos Mentais. A aprendizagem, em conjunto com análise de resultados é a base para competências organizacionais que são rotinas, processos da organização, vinculados a ativos específicos, impossíveis ou difíceis de serem imitados. As competências relacionam-se às capacidades dinâmicas que são padrões aprendidos, estáveis de atividade coletiva através da qual a organização gera e modifica suas rotinas (Zollo & Winter, 2002).
Esse estudo trata-se de um ensaio teórico. Portanto, se caracteriza como uma exposição reflexiva e lógica, com argumentação rigorosa com alto nível de julgamento pessoal e interpretação.
Aprendizagem individual é um processo de mudança realizado pelo sujeito. Entretanto, é através da aprendizagem organizacional (AO) que se detectam os erros nas estratégias e se realizam mudanças nas ações, sustentando o desempenho organizacional. Então, a AO influencia no desenvolvimento das competências organizacionais que derivam de processos, rotinas e esforços coletivos. Finalmente, as capacidades dinâmicas são competências que permitem à organização se adaptar as exigências do ambiente que está em constante mudança, o que tende a proporcionar vantagens competitivas a organização.
Este ensaio teórico possibilitou compreender a relação entre a aprendizagem organizacional e capacidades dinâmicas. Evidenciou-se que a organização se desenvolve e se diferencia das concorrentes através das suas competências e capacidades. Essas derivam do processo de aprendizagem em nível individual, como também, organizacional. Então, esse modo de agir possibilita que a organização execute suas atividades baseando-se no conhecimento gerado no contexto organizacional e individual. Portanto, ocorre a realização e ampliação das ações que influenciam no desenvolvimento organizacional.
Kim, D. H. O Elo Entre a Aprendizagem Individual e a Aprendizagem Organizacional. In: Klein, D. A. (1998). A Gestão Estratégica do Capital Intelectual: recursos para a economia baseada em conhecimento. Rio de Janeiro: Qualitymark, cap. 4, pp. 61-92. Zollo, M., & Winter, S. G. (2002, may, june). Deliberate Learning and the Evolution of Dynamic Capabilities. Organization Science Journal, v.13, n. 3, p. 339-351.