Resumo

Título do Artigo

OS MEUS, OS SEUS, OS NOSSOS PLANOS: A QUESTÃO DA MOBILIDADE A PARTIR DE HISTÓRIAS DE VIDA DE CASAIS DE DUAL CAREER
Abrir Arquivo

Palavras Chave

dual career
mobilidade
história de vida

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Márcia Vanessah Pacheco Abbondanza
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento
2 - Laura Alves Scherer
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Campus Santana do Livramento
3 - Carolina Freddo Fleck
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Campus Santana do Livramento

Reumo

Casais de dual career mantêm um relacionamento em que cada sujeito possui a sua própria carreira. Entram em debate questões como a conciliação e/ou priorização entre trabalho e casamento, planejamento para ter e cuidar dos filhos, organização das tarefas domésticas, condições financeiras, etc. Outro dilema para um casal é o impacto da mobilidade em função da carreira, já que muitas carreiras exigem a disponibilidade de mudança de cidade, assim como a carência de oportunidade de emprego local pode influenciar o indivíduo a buscar uma oferta de trabalho fora da cidade em que vive.
Diante da situação de mobilidade, casais que possuem laço familiar, e que cada um preza por sua carreira, se colocam diante de um impasse quando o homem ou a mulher precisa se mudar para trabalhar. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar as histórias de vida de casais de dual career diante da mobilidade de cidade em função da carreira do homem ou da mulher, considerando os objetivos específicos de identificar se houve predominância de uma carreira em relação à outra e identificar quais os motivos que levaram os indivíduos a mudarem ou permanecerem numa cidade.
Carreira: uma breve apresentação do tema – aborda sobre as origens do termo carreira e suas diferentes concepções ao longo do tempo. Casais de dual career e a questão da mobilidade – Apresenta estudos internacionais e nacionais sobre dual career exemplificando os dilemas enfrentados por casais, dentre eles a mobilidade de cidade em função da carreira. Quando esta situação se apresenta, o casal deve tomar decisões que podem comprometer a estrutura familiar e a carreira de cada um. Considera-se também as diferenciações de gênero quando se discute o assunto.
Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, qualitativa, e como método, a história de vida. Três casais que passaram por mudança de cidade em função da carreira participaram da pesquisa: um casal em que a mulher acompanhou o marido; um em que o homem acompanhou a esposa, e outro que passou por momentos em que ambos moravam em cidades distintas. Para a coleta de dados realizou-se entrevistas abertas individuais sobre a história de vida, carreira e casamento, considerando que cada um tem sua maneira particular de se expressar. Para analisá-las foi utilizada a técnica da análise de discurso.
Primeiramente foram apresentadas as histórias de vida dos casais: Ana e Antonio, Beatriz e Bernardo e Carla e Cássio. Posteriormente, foi realizada uma análise geral sobre a questão da mobilidade em função da carreira. Nos dois casais em que um cônjuge decidiu acompanhar o outro, independentemente de gênero, houve a predominância de carreira do sujeito que recebeu a oferta de mobilidade, sendo que os cônjuges ficaram responsáveis pela maior parte dos afazeres domésticos. Já o outro casal manteve o casamento à distância justamente por não haver sobreposição de carreira.
Pode-se dizer que a questão da mobilidade foi tratada à base de diálogo sobre os planos da esfera familiar e profissional de cada cônjuge e sobre os planos que tinham enquanto casal. Por um lado, a mobilidade emergiu em suas vidas como uma oportunidade e quase que obrigatoriedade para assumir uma nova carreira ou ascender na mesma, e por outro, venho acompanhada de angústias e incertezas. Os casais são forçados a tomarem decisões em uma linha entre a família e o trabalho, estabelecendo critérios de escolha, que implicam alguns sacrifícios visando melhorias em longo prazo.
CLOSS, L. Q.; ROCHA-OLIVEIRA, S. História de Vida e Trajetórias Profissionais: Estudo com Executivos Brasileiros. RAC – Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v.19, n.4, art.6, p.525-543, 2015. FRAGA,A.M. et al. "Somewhere Over the Rainbow": Trajetórias de Carreira de Casais Homossexuais. In: V ENCONTRO DE GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO. Anais... Salvador: ANPAD, 2015. SANTOS, H. B. O processo de Dual Career Family: um estudo sobre os impactos e as implicações na vida do casal. 2011. 272f. Tese(Doutorado em Administração) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.