Resumo

Título do Artigo

Modernidade alimentar e consumo no segmento de máquinas de bebidas em cápsulas: Um estudo a partir da teoria meios-fim
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Palavras Chave

Modernidade alimentar
Máquinas de bebidas em cápsulas
Teoria Meios-Fim

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Valor, Satisfação e Lealdade

Autores

Nome
1 - Rodrigo Marçal Gandia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - PPGA
2 - Amanda Pimenta do Nascimento
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
3 - Isabela Murad
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
4 - Luiz Henrique de Barros Vilas Boas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - DAE

Reumo

Na contemporaneidade, as transformações econômicas e tecnológicas geraram impactos na oferta e demanda de produtos e serviços, principalmente no segmento alimentar. Tem-se uma mudança de hábitos de consumo advinda da modernidade alimentar. Os consumidores tornaram-se mais exigentes e reconhecedores de suas próprias necessidades. Neste contexto inserem-se as máquinas de bebidas em cápsulas
Este estudo objetivou identificar, sob a perspectiva da teoria da cadeia meios-fim, as relações entre os atributos, consequências e valores que motivam o consumo de máquinas de bebidas em cápsulas. Especificamente, buscou-se compreender a relação entre as motivações percebidas por consumidores de máquinas de bebidas em cápsulas e os preceitos estabelecidos pelo conceito de modernidade alimentar; e verificar se o comportamento de consumo está sendo modificado pela tecnologia das máquinas de bebidas em cápsulas.
Modernidade alimentar e consumo de alimentos; Teoria Meios-Fim e valores como decisão de compra.
Este estudo utilizou técnicas de escalonamento e construção do mapa hierárquico de valor, que compõem a técnica denominada laddering. A laddering segue, como base metodológica, a Teoria da Cadeia de Meios-Fim, que pressupõe que o consumidor tenha percepção de atributos, consequências e valores relacionados a um produto. Procedeu-se com entrevistas em profundidade, utilizando a laddering para a coleta de dados. Com o auxílio do software LadderUx, foi construída a matriz de implicação e o mapa hierárquico de valores.
Como resultados tem-se os seguintes valores que influenciaram na decisão de compra das máquinas de bebidas em cápsulas: limpeza, independência, responsabilidade, afetividade, prazer e polidez. As relações percebidas pelos consumidores de máquinas de bebidas em cápsulas são condizentes com os preceitos estabelecidos pela modernidade alimentar.
Como resultados tem-se os seguintes valores que influenciaram na decisão de compra das máquinas de bebidas em cápsulas: limpeza, independência, responsabilidade, afetividade, prazer e polidez. As relações percebidas pelos consumidores de máquinas de bebidas em cápsulas são condizentes com os preceitos estabelecidos pela modernidade alimentar.
FONSECA, A. B. et al. Modernidade alimentar e consumo de alimentos FRANÇA, F. C. O. de et al. Mudanças dos hábitos alimentares provocados pela industrialização e o impacto sobre a saúde do brasileiro GERDING, T. K., RIJK, M. A. H., JETEN, J. Trends in food packing: arising oppurtunities and shifting demands GUTMAN, J. A means-end chain model based on consumer categorization processes REYNOLDS, T. J.; GUTMAN, J. Laddering theory, method, analysis, and interpretation ROKEACH, M. Crenças, atitudes e valores