Resumo

Título do Artigo

GESTÃO E COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES SOB A LENTE CONSTRUTIVISTA: Uma revisão de escopo
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Palavras Chave

Gestão do Conhecimento
Compartilhamento de Conhecimento
Construtivismo

Área

Gestão da Inovação

Tema

Gestão do Conhecimento, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Autores

Nome
1 - Giulia Oliveira Angélico
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - Cleber Carvalho de Castro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

A gestão e compartilhamento de conhecimento tem ganhado cada vez mais reconhecimento dada sua importância no contexto hiper competitivo em que as organizações estão inseridas. Dentre os vários modelos existentes para este fim, é possível encontrar na literatura autores que criticam o funcionalismo presente em estruturas que visam descrever e auxiliar o processo de criação, gestão, transferência e compartilhamento do conhecimento.
O presente trabalho tem como objetivo identificar o estado da arte sobre gestão e compartilhamento do conhecimento sob a ótica construtivista, apresentando, através de uma revisão de escopo, o que tem sido publicado sobre o tema, apontando principais autores, periódicos, áreas em que se inserem os estudos, países que publicam sobre, volume de publicação e lacunas para pesquisas futuras.
A GC surgiu a partir da necessidade de gerenciar o conhecimento como um recurso valioso para a organização, capaz de garantir sua sobrevivência e competitividade. É possível encontrar na literatura vários modelos para a gestão do conhecimento, porém muito se critica a predominância de uma concepção cartesiana da gestão, com destaque para a dimensão funcionalista. Nesse sentido, através do construtivismo, tem-se que a aprendizagem é socialmente construída. Assim, na perspectiva construtivista, o conhecimento é construído através de interações do indivíduo com o meio através de relações sociais.
Foi realizada uma revisão de escopo, em que se buscou um retrato das principais pesquisas recentes disponibilizadas na coleção principal da base científica Web of Science. As palavras chave definidas para a busca foram: knowledge management; knowledge sharing; constructivism; learning; organizations e suas respectivas traduções para o português. As buscas foram feitas variando a combinação de palavras-chave, utilizando ferramentas de pesquisa para garantir os melhores resultados. Além disso, os resultados foram refinados por tipo de documento, privilegiando apenas artigos para compor a amostra
A análise foi feita com relação aos periódicos e o número de artigos, assim como os principais autores que publicaram na área; em quais anos houve maior volume de publicação acerca do tema; quais áreas de pesquisa se mostraram mais relevantes quanto ao tema e como as publicações se situam, geograficamente, ou seja, quais países publicam mais sobre o assunto; e quais artigos foram mais citados.
Dentro do universo do trabalho e conforme os critérios de busca e qualidade estabelecidos, a amostra obtida foi relativamente pequena (35 artigos), o que pode evidenciar necessidade de fortalecimento no campo analisado. Pode-se perceber uma certa saturação no que tange a trabalhos que propõem quadros e modelos teóricos de gestão e compartilhamento de conhecimento e que analisam sistemas e ambientes virtuais através da perspectiva construtivista de aprendizagem. Nesse sentido, existe uma lacuna de pesquisa para estudos que avancem para a GC numa perspectvia social centrada no indivíduo.
ANTONELLO, C. S.; GODOY, A. S. (2010). A Encruzilhada da Aprendizagem Organizacional: uma Visão Multiparadigmática. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 14, n. 2, art. 7, p. 310-332 Bettoni, M. C., & Eggs, C. (2010). User-Centred Knowledge Management: A Constructivist and Socialized View. Constructivist Foundations, 5(3), 130-143. Souza, D. L.; Sousa, J. S. ; Ferrugini, L. ; Zambalde, A. L. (2013) . Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teórico. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (UFF), v. 7, p. 42-57.