Resumo

Título do Artigo

Federalismo Fiscal e os Impactos das Transferências Intergovernamentais: Uma Análise do Exercício Financeiro de 2014 nos Municípios do Centro Sul do Ceará.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Federalismo Fiscal
Transferências Intergovernamentais
Finanças Públicas Municipais

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - Estêvão Lima Arrais
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Milton Jarbas Rodrigues Chagas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Reumo

Na migração para o processo democrático, a Constituição de 88 é um marco no processo de descentralização política e federativa, tendo em vista que modificara o modelo de gestão, atribuindo novos direitos e deveres aos Estados-Membros, bem como reconhecera o Município como ente federativo autônomo. Porém, mesmo com avanços no modelo descentralizador, alguns desafios ainda permanecem, tal como a reduzida arrecadação dos entes locais frente a intensa concentração econômica do ente federal, fruto da não modificação do código tributário, ainda estando vigente o modelo de 1966 (PARCELLI, 2015).
qual o impacto provocado pelas transferências intergovernamentais nas finanças públicas municipais? Como objetivo geral, a presente pesquisa buscou analisar empiricamente o impacto dos repasses intergovernamentais oriundos da União e do Estado-Membro (Ceará) nas finanças dos municípios da Região Centro Sul do Ceará no exercício de 2014. Como objetivos específicos, têm-se: analisar o perfil socioeconômico dos municípios do centro sul cearense; investigar as principais transferências intergovernamentais na região; e compreender o comportamento das finanças públicas dos municípios selecionados.
Em termos de definição, Segatto e Abrucio (2016) apontam que a Federação é compreendida como um conjunto de governos descentralizados de distintas instâncias que gerenciam um mesmo território, tendo cada membro federativo uma competência exclusiva e/ou compartilhada em determinados setores. De Almeida (2005) salienta que descentralização é um conceito complexo e abrangente. No que se refere ao federalismo, pode ser aplicado ao menos três significados: deliberação de atribuições fiscais e tomada de decisões para as autoridades das instâncias subnacionais; etc
A pesquisa em questão se classifica na modalidade exploratória, tendo em vista a necessidade de identificar, caracterizar e definir o problema de pesquisa (GIL, 1999). Quanto ao objetivo, ela se classifica como pesquisa descritiva, pois observa, analisa, classifica e interpreta o objeto de estudo (RAUPP e ILSE, 2003). Finalmente, a pesquisa detém uma abordagem quantitativa por sistematizar dados estatísticos.O objeto de estudo dessa pesquisa é a região do Centro Sul do Ceará, formada por 13 municípios.
O Centro Sul detém apenas 8% de despesas de capital em contrapartida dos 92% das despesas correntes. A despesa com pessoal é a mais relevante, atingindo a média de 59,06% das despesas totais. Desta maneira, a região é marcada pelos gastos de manutenção de atividades, com amplo destaque para manutenção de pessoal ativo, inativo e pensionista. Conclui-se, a princípio, que os municípios, apesar de apresentarem autonomia política, econômica e jurídica quanto ente federativo, os mesmos não dispõem de independência financeira.
A pesquisa atendeu ao objetivo principal de entender o impacto projetado das transferências intergovernamentais nos municípios do Centro Sul do Ceará, pois promoveu uma discussão contemporânea de cunho histórica, econômica e financeira de forma a compreender a problemática ocasionada historicamente pelo processo federalista brasileiro e suas particularidades, além dos desafios em virtude da nova contextualização provocada pela Constituição de 1988.
ABRUCIO, F. Os barões da Federação: governadores e a redemocratização brasileira. São Paulo: DCP; USP; HUCITEC, 2002. ARRAIS, Estêvão Lima; ANTUNES, J. ; FERREIRA, L. S. O. . Examinando as consequências econômicas no período da ditadura militar brasileira: O caso da indústria algodoeira de Acopiara - CE. Caderno de experiências da UFCA - Pesquisa e Foco. 1ed.:, 2015, v. 1, p. 167-171. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 16.ed. São Paulo: Atlas, 2000.