Resumo

Título do Artigo

Construção Social da Realidade nos Mestrados Profissionais em Administração no Brasil sob a Perspectiva dos Docentes.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Estratégia
Ensino
Pesquisa

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Leonardo de Carvalho
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel
2 - Ana Carolina Mecabô Müller
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel
3 - Silvana Anita Walter
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Marechal Cândido Rondon

Reumo

Compreender como se desenvolve o ensino e a pesquisa em estratégia a partir da perspectiva dos docentes dos mestrados e doutorados se apresenta como um campo de apreciação, que possibilita o entendimento do próprio conceito de estratégia enquanto realidade social objetivada (Berger & Luckmann, 2013). Nesse sentido, Bach (2013); Fávero, Guedes Villar, e Walter (2016); Muller, Oliveira, e Walter (2016); Villar (2014); Villar, Silva, e Walter (2013) desenvolveram pesquisas no âmbito do ensino e da pesquisa em Estratégia, porém não investigaram os mestrados profissionais em administração.
A pergunta de pesquisa deste estudo é como se constitui o ensino e a pesquisa em estratégia nos mestrados profissionais em administração, sob a ótica dos docentes? O problema de pesquisa paira na compreensão de como se constrói socialmente a realidade do campo da estratégia nos mestrados profissionais, analisando a perspectiva dos atores que desenvolvem um papel social na legitimação e perpetuação deste conhecimento nas universidades brasileiras.
A SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO E O PAPEL SOCIAL CORPO DO CONHECIMENTO EM ESTRATÉGIA ENSINO EM ESTRATÉGIA PESQUISA EM ESTRATÉGIA
Esta pesquisa caracteriza-se no que tange ao objetivo como explicativa e no que tange à abordagem do problema como qualitativa (Raupp & Beuren, 2009). Em termos procedimentais, tem-se um estudo multicasos dos Programas de Mestrado Profissional em Administração do Brasil, considerando que esta estratégia de pesquisa busca a compreensão aprofundada da dinâmica de fenômenos reais, partindo-se de casos relevantes para o contexto investigado (Eisenhardt, 1989).
4.1 PAPEL SOCIAL DO DOCENTE/PESQUISADOR 4.2 CORPO DE CONHECIMENTO EM ESTRATÉGIA 4.3 ESCOLHAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO EM ESTRATÉGIA 4.4 ESCOLHAS METODOLÓGICAS NA PESQUISA EM ESTRATÉGIA
Quanto ao desempenho do papel social dos docentes/pesquisadores foi possível avaliar que as diferentes atividades desenvolvidas pelos sujeitos de pesquisa impactam nos papéis de docência e pesquisa, exigindo dos mesmos a gestão de tempo a ser utilizados entre estas diferentes atribuições. No que se refere ao corpo de conhecimento utilizado pelos docentes/pesquisadores, foi possível identificar que os atores como Porter, Mintzberg, Barney e Whittington foram os autores mais referenciados nas ementas das disciplinas de estratégia.
Andrews, K. R. (1971). The concept of corporate strategy. Homewood, IL: Richard D. Irwin. Management Science. Ansoff, H. I. (1965). Corporate strategy: business policy for growth and expansion: McGraw-Hill Book. Argyris, C. (1980). Some limitations of the case method: Experiences in a management development program. Academy of Management review, 5(2), 291-298. Arora, A., Gittelman, M., Kaplan, S., Lynch, J., Mitchell, W., & Siggelkow, N. (2016). Question‐based innovations in strategy research methods. Strategic management journal, 37(1), 3-9.