Resumo

Título do Artigo

FUSÕES E AQUISIÇÕES E A INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA: Uma análise bibliométrica na Web of Science (1983 – 2016)
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Fusões e Aquisições
Indústria de tecnologia
Revisão bibliométrica

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva Baseada em Recursos

Autores

Nome
1 - Marco Túlio Dinali Viglioni
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - José Willer do Prado
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - Mariane Figueira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia (DAE)
5 - Luiz Kennedy Cruz Machado
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

Uma vez que o ambiente das organizações está sujeito a frequentes mudanças em face da ampla concorrência, as organizações modernas tentam se adaptar de diversas maneiras, principalmente em busca da redução dos custos para obter vantagem competitiva. Para uma empresa diversificar e crescer por meio da inovação tecnológica, são necessários ativos intangíveis complementares, incluindo informações básicas e conhecimento tácito como o know-how. Neste sentido observa-se que a indústria do setor de alta tecnologia tem a capacidade de direcionar todos os outros setores industriais.
Percebe-se que o campo da tecnologia e da inovação tem ganhado presença e relevância, não apenas no ambiente organizacional, mas também no acadêmico. Do exposto, o objetivo desse trabalho é identificar as principais tendências no que concerne à temática de fusões e aquisições e a tecnologia. Essa pesquisa contribui no sentido de abrir uma discussão referente ao tema, diante da importância para os pesquisadores nacionais, entenderem o panorama internacional das publicações científicas dentro desta temática.
As F&A’s têm se demonstrado um importante mecanismo para as empresas adquirirem vantagem competitiva. A teoria que engloba a incorporação de intangíveis se encontra na visão baseada em recursos, Resource-Based View, que tem destaque naquele que controla rigidamente ativos que resultam em vantagem competitiva. Segundo Liu e Zou (2008) as aquisições de firmas com alto grau de avanço tecnológico podem estar aptas a incrementar a indústria técnica padrão. Integrar complementos tecnológicos e científicos proporciona um portfólio maior a partir da combinação de um conhecimento novo e único.
A pesquisa foi realizada no banco de dados da Web of Science por ser umas das bases de dados mais completa, uma vez que esta base abrange mais de 12.000 periódicos. Foram selecionadas quatro palavras-chaves para trabalhar este tema, sendo elas: Mergers and Acquisitions, Technology, High-tech e Innovation. A busca foi realizada em 3 etapas: Mergers and Acquisitions and Technology; Mergers and Acquisitions and High-tech; e Mergers and Acquisitions and Innovation. A equação a seguir foi utilizada na busca avançada do banco de dados do Web of Science.
Ao todo foram encontrados 132 artigos científicos englobando a temática F&A’s e Tecnologia. A temática se expande para diversas áreas, mas se concentrando em Business e Economics e Management. Observa-se a predominância das publicações sobre o tema fusões e aquisições e a tecnologia nos EUA, embora, a Holanda concentre estudos relevantes. Destaca-se a evolução do tema para outras áreas como Chemistry and Biotecnology & Apllied Microbiology, Health Care Science & Service, Energy and Science e Enviromental Science. Assim, é relevante destacar que o tema tem impacto em toda a economia.
O objetivo foi identificar as principais tendências no que concerne à temática de F&A’s e a tecnologia. A partir de 1990 as pesquisas neste campo tornaram-se uma realidade, com a pesquisa de Chakraarti, Glismann e Horn (1983). No período analisado houve um crescimento sobre a temática a partir do ano de 2012, considerando não apenas a questão de ativos tecnológicos mas a sobrevivência das empresas. Por fim, a pesquisa não teve o objetivo central de generalizar a temática, uma vez que tanto o campo das F&A’s como da tecnologia são parte de um processo contínuo de aprimoramento.
CHAKRABARTI, A. K.; BURTON, J. Technological characteristics of mergers and acquisitions in the 1970s in manufacturing-industries in the United-States. Quarterly Review of Economics and Business, v. 23, n. 3, p. 81-90, 1983. LIU, X.; ZOU, H. The impact of greenfield FDI and mergers and acquisitions on innovation in Chinese high-tech industries. Journal of World Business, v. 43, n. 3, p. 352-364, 2008.